Ouvindo...

Cerimônia marca abertura do Ano Jubilar de 2025 na Arquidiocese de Juiz de Fora

Arquidiocese terá sete igrejas jubilares e programação no tema “Peregrinos da Esperança” proclamado pelo Papa Francisco

Missa na Catedral Metropolitana foi a abertura do Ano Jubilar 2025 na Arquidiocese de Juiz de Fora

Está aberto o Ano Jubilar 2025 na Arquidiocese de Juiz de Fora. A celebração especial foi realizada neste domingo (29), começando na Igreja São Sebastião no Parque Halfeld, seguida de uma peregrinação até a Catedral Metropolitana, ambas no Centro. Durante a missa, houve o acendimento das velas destinadas às sete igreja jubilares na Arquidiocese.

O Ano Santo da Igreja Católica foi aberto pelo Papa Francisco com uma cerimônia no Vaticano no dia 24 de dezembro, que incluiu a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Organizado a cada 25 anos, o Jubileu é considerado um período de conversão e penitência para os fiéis e é acompanhado por uma longa lista de eventos culturais e religiosos.

Proclamado pelo Papa Francisco, o tema do jubileu, “Peregrinos de Esperança”, convida os fiéis a renovarem sua confiança em Deus e a viverem intensamente a virtude teologal da esperança, inspirado pela Bula “Spes non confundit” (“A esperança não decepciona”), onde o Pontífice reforçou a importância da esperança em um mundo marcado por sofrimentos e desafios.

Programação na Arquidiocese

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, serão realizados momentos jubilares nas paróquias, foranias e em nível arquidiocesano. Além das celebrações litúrgicas, também haverá incentivo à caridade como gesto concreto do jubileu.

Os fiéis que participarem das celebrações do jubileu poderão obter indulgências plenárias, o perdão dos pecados, ao cumprirem os requisitos estabelecidos: peregrinação a uma igreja jubilar, participação na Eucaristia, confissão sacramental, oração pelo Papa, profissão de fé (Creio) e prática de caridade.

Das sete igrejas jubilares na Arquidiocese, quatro ficam em Juiz de Fora: Catedral Metropolitana, Santuário Eucarístico Arquidiocesano Cenáculo São João Evangelista, Santuário Sagrado Coração de Jesus e o Mosteiro Beneditino Santa Cruz.

As outras três são o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade; Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha; e Santuário Arquidiocesano São Miguel e Almas, em Santos Dumont,

A programação do Ano Jubilar vai até 28 de dezembro de 2025 na Arquidiocese de Juiz de Fora.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.