O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve nesta sexta-feira (27) em cidades da Zona da Mata para visitar e anunciar investimentos em unidades hospitalares.
Depois de passar por Leopoldina e Argirita, o Secretário chegou a Juiz de Fora. No município, ele visitou o Hospital Regional João Penido, para acompanhar o início de uma obra de drenagem na área externa. Em seguida, vistoriou equipamentos e dependências no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).
No local, em coletiva à imprensa, Fábio Baccheretti afirmou que o Governo de Minas Gerais tem o compromisso de criar quatro novas salas do bloco cirúrgico, aumentar os equipamentos na unidade coronariana e além do compromisso de trazer novos equipamentos para neurocirurgia.
“Aqui a gente pôde ver a nova unidade coronariana e vamos trazer novos equipamentos, para que a gente abra mais leitos de unidade coronariana que tratem infarto, essas doenças cardiovasculares. Além disso, visitamos a UTI pediátrica que está com equipamentos novos que o Estado mandou quase R$ 1 milhão. A neurocirurgia sendo fortalecida aqui neste hospital”.
Fábio Baccheretti, destacou ainda que o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus tem o mais difícil, que são os profissionais capacitados, não só para neurocirurgia mas também da área endovascular, que trata de aneurismas.
Segundo o Secretário, por isso o papel do Governo de Minas é de dar condições melhores de trabalho para esses profissionais, para que Juiz de Fora se torne ainda mais um polo importante de alta complexidade em toda a região. E os investimentos pretendem fortalecer a realização de cirurgias eletivas.
“A ampliação do bloco cirúrgico também de oito para 12 salas, nós temos que fazer como o restante do Estado aumentar a cirurgia eletiva. A região de Juiz de Fora não está subindo as cirurgias assim como outras regiões, em que já zeramos. O Estado de Minas Gerais saiu de pouco mais de 500 mil cirurgias para 1 milhão de cirurgias anuais. A gente quer que Juiz de Fora também entre nesse fluxo e a gente consiga então acabar com esse problema crônico do SUS”, afirmou.
OHospital e Maternidade Terezinha de Jesus é um hospital 100% SUS, credenciado à rede desde 2013. Tem contratualização firmada com a Prefeitura de Juiz de Fora, cumprindo metas de atendimento para assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas áreas, de nível ambulatorial à alta complexidade, sendo referência em AVC e trauma.