A tradição de montar o presépio em dezembro mobilizou integrantes da paróquia São Mateus em Juiz de Fora. Unindo talentos e peças familiares, o espaço no estacionamento foi adaptado para permitir o “mergulho no mistério do nascimento de Jesus Cristo”, celebrado nesta quinta-feira (25) pelos cristãos em todo o mundo.
O presépio é anunciado com o convite “Vamos à Belém?”, tema da Novena de Natal 2024. E oferece a representação do local de nascimento do Menino Jesus, em uma paróquia na área urbana e movimentada do município, como destaca o pároco, Padre Leonardo José Pinheiro.
“Esse ano tivemos a iniciativa de fazer um presépio com uma proposta diferente, que os fiéis pudessem não só contemplar, mas entrar, mergulhar no mistério ao qual o presépio nos convida. Dessa forma, preparamos um espaço onde o presépio foi montado e assim as pessoas pudessem entrar como que na Gruta de Belém. E foi algo muito positivo do ponto de vista da espiritualidade, do ponto de vista da mística do Natal”.
Integrantes da Igreja participaram da montagem, durante dois sábados. A maioria das peças pertence ao presépio que Padre Leonardo herdou do avô. Outras peças foram cedidas por paroquianos. Houve cuidado também com a parte hidráulica e elétrica, com as luzes. Quem quiser fazer uma pausa, pode se sentar em um dos bancos. Segundo Padre Leonardo, as pessoas abraçaram o convite.
“Muitas e muitas pessoas têm visitado o presépio e têm compartilhado conosco um momento de silêncio, de interiorização, num bairro que é bastante movimentado, sobretudo agora nessa época antes do Natal, com tantas pessoas indo nas compras, indo resolver situações e parar um pouquinho aqui do lado da Igreja São Mateus, onde tem o convite ‘Vamos a Belém?’”.
Padre Leonardo ressalta o impacto do presépio entre os paroquianos de diferentes idades. “Tem sido uma experiência muito positiva também para o crescimento da paróquia. Muitas crianças, sobretudo, têm vindo com os pais, os catequistas trouxeram também as crianças para mergulhar nesse mistério de Belém, ao qual o presépio nos convida”.
Nesta quarta-feira (25), haverá missas na Matriz São Mateus às 12h e 18h.[, oportunidade para visitar e ter um momento de fé no presépio, como destaca Padre Leonardo Pinheiro.
“Eu aproveito e faço um convite para vir aqui na Igreja São Mateus, pelo estacionamento do lado da Rua São Mateus, à direita da igreja, você encontra ali o convite ‘Vamos a Belém?’. Venha visitar o presépio, mas sobretudo rezar, entrar e mergulhar na mística que o tempo do Natal e esse presépio deseja nos convidar. Um feliz e santo Natal para todos”.