A picada da
Dados do governo apontam regiões com piores índices de vacinação contra a covid-19 em Minas Para acelerar a vacinação contra Covid, Minas deve aplicar 4ª dose em maiores de 30 anos em junho
Um estudo conduzido pela equipe observou, ainda, que a vacina adesiva pode oferecer resposta imune maior contra o
David Muller, um dos autores do estudo, lembra que, no momento, as vacinas existentes ainda são uma maneira eficaz de combater formas graves da doença. “Já demonstramos que uma vacina em forma de patch de microarray de alta densidade (HD-MAP) induz imunidade potente e proteção robusta em camundongos”, afirma.
Agora, os cientistas mostraram que o soro de animais imunizados com o HD-MAP manteve neutralização potente contra todas as variantes testadas. “A vacinação com o adesivo foi aproximadamente 11 vezes mais eficaz no combate à variante Ômicron quando comparada com a mesma vacina administrada por meio de uma agulha”, conta Christopher McMillan, outro coautor do estudo.
Ele destaca que os adesivos são muito mais fáceis de administrar. “Eles não são apenas mais eficazes contra variantes emergentes, são mais simples de aplicar do que as vacinas que usam agulhas.” Isso aumenta sua efetividade no mundo real. Uma nova etapa de estudos deve ser iniciada e, no futuro, devem ser feitos estudos clínicos, com humanos.