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Instagram lança serviço de assinatura

Criadores poderão oferecer conteúdo exclusivo para quem estiver disposto a pagar

Assinantes terão acesso a conteúdo exclusivo e mais proximidade com o criador

Após uma fase inicial dos testes, o recurso de assinatura chega oficialmente ao Instagram. A opção oferece exclusividade no acesso a fotos e vídeos de criadores de conteúdo. Quem anunciou a novidade foi Adam Mosseri, diretor da rede social.

A função vai permitir a produção de posts visíveis apenas por assinantes. Até agora, só era possível esconder conteúdos pelos Stories, mas não havia a opção de monetização. Com o recurso, vai ser possível dedicar-se apenas a quem estiver disposto a pagar.

O material vai ficar em uma guia específica no perfil. Mesmo assim, o conteúdo deve seguir as diretrizes da comunidade: ou seja, não é permitido compartilhar nudez, drogas ou violência. O preço da assinatura pode variar entre US$ 0,99 e US$ 99, e será definido pelo criador. Ainda não disponível no Brasil, a opção não teve preços divulgados para o país.

Quem assinar o conteúdo vai receber um selo roxo ao lado do nome. Isso ajudará a identificá-lo em comentários e em lives — e o criador poderá dar atenção diferenciada a seus patrocinadores. Além disso, ele poderá abrir chats em grupo com até 30 assinantes simultaneamente, o que vai permitir maior aproximação e exclusividade para quem paga.

A novidade vai chegar gradualmente a criadores nos EUA e é provável que se consolide primeiro por lá antes de ser expandida para o restante do mundo. “Este é apenas um passo em um caminho muito mais longo para fornecer aos criadores de todos os lugares uma gama de ferramentas para ganhar a vida online”, explica Mosseri.