Ouça a rádio

Compartilhe

Instagram testa inteligência artificial para verificar idade de usuários

Ferramenta vai escanear rosto de interessados em entrar na plataforma

Inteligência artificial vai ajudar a verificar idade de usuários

Aberto para usuários com mais de 13 anos, o Instagram é procurado por crianças que tentam criar perfil na plataforma. Para evitar a entrada deles na rede social antes de atingirem a idade mínima, o serviço já testa inteligência artificial para escanear o rosto dos interessados a fim de estimar sua idade real. 

Além disso, o Instagram também deve adicionar a verificação social: nesse modo, a plataforma vai entrar em contato com três seguidores do usuário na rede social para perguntar sobre sua idade real. Eles deverão ter mais de 18 anos e terão três dias para responder aos questionamentos.

A preocupação com a verificação de idade surgiu no Instagram em 2019. Antes disso, não era necessário nem informar a data de nascimento no momento da criação do perfil. Atualmente, a plataforma faz a verificação de idade a partir de fotos dos documentos de identificação quando o usuário tenta alterar a data de nascimento.

A tecnologia de inteligência artificial em teste na plataforma é da Yoti — disponível para teste aqui. A companhia informa que não armazena dados de usuários e o sistema já foi aprovada pelo governo do Reino Unido e por alguns reguladores da Alemanha. 

Ferramenta vai escanear rosto de usuário para estimar idade

A análise é feita a partir de uma combinação de fatores, mas a empresa não sabe ao certo quais sinais são utilizados para apontar a idade dos usuários. A ressalva é que o serviço pode apresentar mais falhas em rostos femininos e em pessoas com a pele escura, além de perder um pouco de precisão em menores de 24 anos. 

Essa não é o único sistema de inteligência artificial usado pelo Instagram. Sistemas automatizados já buscam, por exemplo, por posts de aniversário que não condizem com a idade revelada pelo usuário no momento da criação da conta.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido