Ouvindo...

Podcast debate os impactos da obrigatoriedade do Ensino Religioso nas escolas

Palavra Aberta recebe Jorge Linhares, presidente do Conselho de Pastores de Minas Gerais, e Cida Montijo, professora, escritora, especialista na elaboração de projetos educacionais, métodos e técnicas de ensino e treinamentos

O podcast recebe Ananias Neves, presidente do Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam) e a advogada Paloma Souto

A obrigatoriedade do Ensino Religioso nas escolas acaba de completar 35 anos. Está prevista na Constituição Federal desde 1988. A oferta da disciplina é obrigatória para as instituições de ensino, mas opcional para os alunos.

O Ensino Religioso está previsto também na LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e foi legitimado como área de conhecimento pela Base Nacional Curricular Comum.

O Palavra Aberta deste sábado (23)debate a avaliação que é feita sobre os impactos dos conteúdos religiosos para os estudantes brasileiros depois dessas três décadas. O podcast recebe Jorge Linhares, presidente do Conselho de Pastores de Minas Gerais, e Cida Montijo, professora, escritora, especialista na elaboração de projetos educacionais, métodos e técnicas de ensino e treinamentos.

Os especialistas vão debater questões como: o que acontece com estudantes que optam por não assistir às aulas? E as escolas que são ligadas a igrejas? Isso é positivo ou negativo para o ensino? E no caso das escolas públicas, que não devem ter vinculação a qualquer religião?

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.