Ouvindo...

Palavra aberta: proposta quer impedir mulheres trans nas competições femininas

Os deputados estaduais Bruno Engler (PL) e Bella Gonçalves (Psol) discutem sobre a medida

Confira o programa no Youtube e nas plataformas de streaming de áudio

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa um projeto de autoria do deputado estadual Bruno Engler (PL) que pretende impedir que mulheres trans disputam em competições esportivas femininas. O texto estabelece “sexo biológico” como regra no esporte. Em São Paulo, há uma proposta semelhante sendo debatida pelos deputados estaduais.

No exterior, enquanto a Federação Internacional de Natação barrou a participação de mulheres trans em competições internacionais, a Federação de Futebol da Alemanha decidiu que pessoas trans, inter e não binárias poderão decidir por si mesmas qual categoria vão defender - masculina ou feminina.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional, cada federação é responsável por estabelecer os critérios que envolvem a participação de atletas transgêneros e intersexuais, sob a alegação de que há um impacto diferente para cada esporte.

Confira:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.