O Outubro Rosa - Mês de conscientização sobre o câncer de mama - é uma das campanhas mais conhecidas do mundo. Quando uma mulher recebe o diagnóstico do câncer de mama, o apoio da família é fundamental; não só da família, mas dos amigos e os colegas de trabalho. É necessário formar uma rede de apoio, porque ninguém é forte o tempo todo.
Para falar da importância do apoio para mulheres em tratamento contra o câncer de mama, o podcast Observatório Feminino deste domingo (08) recebe Maria Luiza de Oliveira, a Malu, que é Presidente Voluntária da Associação Pérolas de Minas.
O grupo Pérolas de Minas foi criado por mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e tem como objetivo apoiar e acolher mulheres que estão em tratamento, promovendo a troca de experiência com aquelas que superaram a doença.
O câncer de mama no Brasil
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 15 de setembro de 2023 foram notificados, conforme registrado no Painel de Oncologia, 3.273 casos de câncer de mama aqui em Minas Gerais. Já o INCA, Instituto Nacional de Câncer, fez uma estimativa e prevê que em 2023, serão 704 mil novos casos no Brasil.
A cada ano, pessoas, empresas e organizações se unem para divulgar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele.
A causa incentiva mulheres a realizarem a mamografia e o autoexame. Esses procedimentos ajudam no rastreamento dos casos ainda em estágios iniciais, o que reduz as taxas de mortalidade.