Ouvindo...

A presença das mulheres nos reinados e congados em MG | Observatório Feminino

Confira o podcast em áudio, no Spotify, ou em vídeo, no Youtube da Itatiaia

Mulheres Reinadeiras: rainhas, capitãs e cozinheiras de Irmandades do Rosário de Belo Horizonte” foi lançado neste abril

O Observatório Feminino deste domingo (30) fala sobre uma faceta importante da nossa cultura popular. Todas as comunidades possuem ritos e costumes, passados de geração em geração, que podem estar relacionados a alguma questão familiar ou também à religião.

Festas de reinado e congado, muito vistas no interior de Minas, também mantêm sua força em Belo Horizonte, com comunidades dedicadas a esta tradição.

A presença feminina nos reinados e congados vem crescendo nas últimas décadas, com as mulheres ocupando cargos na hierarquia religiosa administrativa, um espaço que era destinado apenas a homens. É a tradição se transformando para seguir as mudanças da sociedade.

Para registrar essa tradição, e o papel das mulheres nesse cenário, o livro “Mulheres Reinadeiras: rainhas, capitãs e cozinheiras de Irmandades do Rosário de Belo Horizonte”, lançado neste mês de abril, traz o perfil de 13 mestras dos reinados e congados da capital.

O Observatório Feminino recebe uma dessas mulheres retratadas no livro, a rainha conga Kelly Simone da Cruz Conceição Santos, e a jornalista e escritora Júlia Moysés.

Confira o Observatório Feminino deste domingo (30):

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.