Ouvindo...

As vítimas da ‘Fraude do INSS’ vão receber o dinheiro de volta? Especialistas debatem desdobramentos do caso

Operação “Sem Desconto” investiga a fraude do INSS que soma mais de 6 milhões de reais em descontos indevidos

Associação é alvo de ação civil pública da Defensoria Pública que pede bloqueio de mais de R$ 66,4 milhões

A fraude bilionária com descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sendo um dos assuntos mais falados no país, tendo em vista a quantidade de pessoas afetadas. O escândalo da Previdência soma quase 6 milhões de reais em descontos não autorizados por aposentados e pensionistas e feitos por associações.

As fraudes foram descobertas na operação “Sem Desconto” da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União. Os descontos foram feitos entre 2019 e 2024.

Quando o caso veio à tona, o Governo demitiu o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, suspendeu os acordos com todas as entidades e os descontos em folha.

Além disso, orientou que os segurados que identificarem descontos indevidos ou não autorizados, formalizem o pedido de exclusão do débito no aplicativo do “Meu INSS” e garantiu a devolução de 292 milhões de reais entre os dias 26 de maio e 6 de junho, referentes a descontos feitos em abril. A fraude também levou à saída de Carlos Luppi do cargo de Ministro da Previdência.

Leia também

Episódio da semana

O Palavra Aberta desta semana recebe o advogado, Dr. em Direito Previdenciário e professor da FUMEC, Marcelo Barroso e advogado, mestre em Direito Previdenciário e e Professor da PUC do Paraná, Nazário Nicolau, para debater sobre os próximos passos da investigação, sobre a devolução do dinheiro e outros tópicos envolvendo o escândalo.

Sobre o podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa