De tira-gosto a prato principal: Minas celebra Dia da Carne de Porco
Data visa valorizar a cadeia produtiva da carne suína e sua representatividade econômica, social e gastronômica no estado

Você sabia que nesta quarta-feira, dia 30 de abril, é celebrado o Dia da Carne Suína Mineira? A data foi instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) através da LEI 21125, de 2014, com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da carne suína e sua representatividade econômica, social e gastronômica no estado.
Em Minas, a carne de porco está presente no dia a dia e nos momentos de confraternização, seja um tira-gosto - que todo mineiro gosta - ou no prato principal. Ela faz parte da vida e da cultura alimentar local, não por acaso, estrelam entre os pratos tradicionais mineiros e mundialmente reconhecidos: torresmo, leitão à pururuca, costelinha com canjiquinha, lombo com tutu, barriga à pururuca entre tantos outros.
O torresmo, famoso tira gosto de Belo Horizonte, é um atrativo determinante na hora de escolher o bar, buteco ou restaurante. É o que aponta tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela jornalista e pesquisadora Geórgia Caetano de Oliveira dos Santos, de 46 anos.
Todos os pratos levam o estado ao primeiro lugar no ranking de consumo da carne suína no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, a estimativa é que cada mineiro tenha consumido 27,4 kg per capita.
Minas Gerais não é referência apenas no consumo, mas também na produção da carne de porco. O estado é o quarto maior produtor de suínos do Brasil, o quarto maior exportador da proteína, com um plantel de 339.763 matrizes, gerando direta e indiretamente cerca de 200 mil empregos e em 2024, segundo o MAPA, o Valor Bruto da Produção (VBP) foi estimado em R$ 6,8 bilhões.
Para o presidente da associação, Donizetti Ferreira, Minas é um caso à parte em consumo e qualidade da produção e somos mundialmente conhecidos por estes feitos. “É muito gratificante garantir uma proteína saudável, de preço acessível e sabor incomparável aos mineiros em especial e aos consumidores do mundo como um todo” disse o presidente.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde



