Ouvindo...

Que comecem os pratos juninos: veja como preparar um irresistível Bolo de Pamonha

Receita une dois dos sabores mais amados da culinária mineira: as quitandas e a tradicional pamonha

Clara Senra

Entrando na temporada junina, todo mundo já sabe: o milho é presença garantida, né? Seja na pamonha, na pipoca, na espiga... ele está sempre lá. Mas, falando em pamonha, que tal transformar esse clássico em um bolo de pamonha?

A receita exala mineiridade! Une dois ícones da nossa culinária: o bolinho — essa quitanda que todo mineiro ama — com o sabor da pamonha, que também faz o maior sucesso por aqui. E para dar aquele toque especial no bolo, o ingrediente não podia ser outro senão o queijo minas, claro!

Depois de bater a base clássica — feita com milho, leite, açúcar e manteiga —, é só despejá-la na travessa, intercalando com camadas generosas de queijo. Depois, leve a mistura ao forno e está pronto.

Ah, e o segredo da receita é: na primeira camada da base, você a coa. Na segunda, não. Esse truque é o que dá o charme e a textura do bolo!

Confira a lista de ingredientes completa abaixo e o modo de preparo no YouTube da ItatiaiaGastrô.

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.