Cerveja pode ser saudável? Estudo aponta benefício da bebida para o cérebro
A conclusão foi publicada em um estudo de pesquisadores da Universidade de Munique

A cerveja é uma das bebidas favoritas dos brasileiros, mas muito se discute sobre o seu impacto na saúde de seus admiradores. Um estudo recente aponta que a cerveja pode contribuir para a ingestão de vitamina B6, essencial para o funcionamento do cérebro, sangue e sistema imunológico.
De acordo com o estudo que analisou 65 tipos de cerveja, um copo de 500ml pode fornecer cerca de 15% da ingestão diária recomendada. Esse percentual pode ser ainda maior.
A conclusão foi publicada em um estudo de pesquisadores da Universidade de Munique, na Alemanha, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
A quantidade de vitamina B6 varia conforme o tipo de cerveja e as matérias-primas utilizadas. Considerando uma porção de 500ml, os dados indicam diferenças entre os tipos:
- Cervejas do tipo bock: 25% a 29% da recomendação diária;
- Cervejas escuras: 19% a 21%;
- Lagers: 16% a 18%;
- Pilsener: 15% a 18%;
- Keller (não filtradas): 17% a 19%;
- Cervejas de trigo: 13% a 15%;
- Lagers sem álcool: 14% a 16%;
- Trigo sem álcool: 10% a 12%;
- Cerveja com arroz: 6% a 7%.
Em suma, os resultados indicam que estilos mais encorpados concentram maiores níveis do nutriente.
A vitamina B6 presente na cerveja tem origem nos ingredientes da cerveja, como cevada, trigo e levedura. O processo de fermentação não elimina completamente a vitamina.
Apesar dos resultados, especialistas alertam que a cerveja não deve ser considerada a fonte principal do nutriente, mas o consumo de álcool deve ser feito com cautela. Assim, a principal fonte do nutriente continua sendo uma alimentação equilibrada, com carnes, peixes, cereais integrais, batata e outros legumes.
Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.



