Quando se pensa em receitas com frutas o mais comum de se ver são geleias, tortas, bolos e receitas doces. Porém, como Jorge Ben Jor já disse, vivemos em um país tropical e por aqui, diversidade nas frutas é o que não falta. Em BH, restaurantes como o “A casa da Agnes”, “Cozinha Santo Antônio” e o “Samarina” inovaram com pratos à base de frutas.
As frutas podem ampliar as possibilidades de novos sabores na comida, como o frescor das frutas ácidas, e as inúmeras chances de trabalhar com diferentes cores e texturas, tornando os pratos autênticos.
No bistrô A Casa da Agnes, as frutas verdes, o coco e a lichia ganham destaque em um ceviche vegano acompanhado de chips de bananas. Outra proposta são as Costeletas de Cordeiro com vinho do Porto e Blueberries e o Arroz Vermelho à Piamontesa, um prato super autêntico que mistura o doce do blueberries com o sabor marcante do vinho.
No restaurante Cozinha Santo Antônio, a chef Ju Duarte tem destaque na com o Lombinho com Molho de Acerola e Laranja. A maciez da carne e a suculência do molho com as frutas torna a receita diferente e para os fãs de cozinha, a boa notícia é que o prato é fácil de reproduzir. Confira a receita no final da matéria.
Para sobremesa, no Sá Marina, a chef Marina Mende inova ao transformar ingredientes regionais em um prato autêntico. Tarte de Cupuaçu com Castanha do Pará é ideal para quem gosta de “fugir do óbvio” nos doces.
Receita do Lombinho com Molho de Acerola e Laranja
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
- 2 lombinhos (cerca de 1k)
- 200 gramas de cebola
- 100 g cenoura
- 100g de aipo
- 2 folhas de louro
- 2 ramos de tomilho
- 100ml de vinho branco
Ingredientes do Molho
- 300ml de polpa de acerola
- 100ml suco de laranja
- 50 g de cebola
- 25 g de cenoura
- 25 g de aipo
Preparo da carne
1. Preparar uma marinada para o lombinho com todos os ingredientes. Deixar descansar por 12 horas.
2. Separar a carne, os líquidos e os sólidos da marinada.
3. Aquecer o azeite e selar o lombinho até dourar. Reservar.
4. Na mesma panela dourar os legumes da marinada, acrescentar o líquido. Voltar com o lombinho para a panela e ir pingando água até que ele cozinhe por completo.
5. O lombinho pode servido “mal passado” conservando o seu interior mais ao ponto. Para isso, sele bem a carne e reserve. Na mesma panela doure os legumes raspando o fundinho da panela até obter um suco dourado.
Preparo do Molho
1. Reduzir a polpa da acerola em 30%.
2. Dourar bem a cebola, a cenoura e o aipo.
3. Acrescentar o suco do cozimento da carne.
4. Quando os legumes estiverem desmanchando, coar.
5. Acrescentar o suco de acerola reduzido.
*Estagiária sob supervisão de Felippe Drummond