Palmito juçara pode sumir da mesa dos consumidores; confira

O juçara é o miolo macio do tronco de uma palmeira nativa da Mata Atlântica

Você conhece Juçara, ou melhor, o palmito-juçara? É uma das espécies de palmito mais ameaçadas por causa de extrações clandestinas.

Então, para fazer a nossa parte, a primeira coisa é ficar atento na hora da compra – só compre de produtores legalizados. O juçara é o miolo macio do tronco de uma palmeira nativa da Mata Atlântica, muito comum na alimentação de tribos indígenas, como os Guarani.

Leia também

O juçara é normalmente vendido em conserva. Em receitas, é usado em recheios de tortas e empadinhas, refogado ou cru em saladas. Mas, entre os Guaranis, que não tem a cultura de usar sal e açúcar, o palmito é tradicionalmente comido cru com mel. Também pode ser cozido, assado em fogueira ou frito.

Sua palmeira de tronco longo e fino demora até oito anos para desenvolver o miolo. Na cultura Guarani, a árvore é usada em sua totalidade: com as folhas se fazem camas e cadeiras; e com a madeira, casas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.

Ouvindo...