Ouvindo...

Cidade no Espírito Santo é berço da marca de chocolates Garoto; conheça a história

Visita à fábrica é opção nas férias da criançada

Vista da fábrica da Garoto em Vila Velha (ES)

A gente sabe que nessa época do ano o Espírito Santo é quase uma extensão de Minas Gerais, né? As praias de lá estão lotadas de mineiros. Para quem viajou com a criançada, uma boa dica é conhecer a Fábrica de Chocolates da Garoto, em Vila Velha, que fica bem ao ladinho de Vitória.

Só para deixar claro, a visita está restrita apenas ao museu, então não dá para acompanhar o processo de produção. Mas é possível conhecer a história da marca e como é feito o chocolate.

A Garoto é a maior fábrica da América Latina e está entre as 10 maiores do mundo! A empresa foi fundada na cidade de Vila Velha, em 1929, pelo alemão Henrique Meyerfreund, que a princípio produzia apenas balas.

Leia também

Como o alemão tinha dificuldade com a pronúncia de algumas palavras em português, acabou chamando alguns meninos para vender as balas em lugares estratégicos da cidade. Logo, as pessoas começaram a comprar as balas dos garotos, as balas Garoto. E pronto: a marca nasceu daí.

Confira imagens da visita à fábrica e ao museu da empresa.

No início, as balas eram feitas com frutas e açúcar e depois evoluíram para outros sabores, como caramelos e pastilhas. Em 1934, a fábrica passou a produzir chocolates. Hoje, a empresa não é mais familiar e faz parte do grupo Nestlé.

A melhor parte: dá para você comprar os chocolates fresquinhos e montar a caixa de bombom só com os seus preferidos. A lojinha fica bem em frente à fábrica. Lembrando que a visita é paga e deve ser agendada pelo site oficial da empresa.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.