Minas Gerais é um estado com grande importância no cenário nacional e destaque, também, fora do pais, por conta da sua diversidade cultural. E, nesse leque cultural, temos a gastronomia que faz parte da identidade dos mineiros, sendo consumida e apreciada não só pela nossa gente, mas reconhecida e premiada por muitos.
É neste contexto que eu quero apresentar a vocês um dos tesouros da nossa gastronomia, que são os azeites saborizados Kochen.
O início
Os azeites saborizados Kochen são fabricados pela Kátia Salomão, uma ex-bailarina acostumada a imergir em outras culturas e que começou as suas primeiras fabricações da iguaria para consumo próprio. De origem síria, aprendeu com a sua avó a técnica de saborizar os azeites. Por conta da profissão e do seu estilo de vida, Kátia optava por alimentos mais naturais e viu nos conhecimentos passados de geração em geração a oportunidade de criar o seu próprio azeite saborizado artesanalmente e variar os sabores dos seus pratos de forma sofisticada, sem perder a qualidade nutricional.
A novidade dos primeiros azeites saborizados foi provada e aprovada pelos seus amigos, que começaram a comprar por encomenda e presentear terceiros com as criações.
Com o aumento pela procura, Kátia foi atrás de informações de como fazer do hobby um empreendimento registrado, atendendo todas as demandas exigidas para poder comercializar os azeites.
A partir daí, nasceu a marca Kochen, que significa cozinha em alemão. Com a empresa criada, Kátia foi estudar sobre o azeite e seus processos de fabricação e, para aprimorar mais o seus conhecimentos, fez diversos cursos de sommelier de azeite, na Itália, no Uruguai e na Austrália.
‘Todos esses conhecimentos me ajudaram a colocar o produto no mercado, com qualidade para atrair e conquistar as pessoas’, declarou Kátia.
Todo processo de fabricação acontece na fazenda centenária ‘Mato de Dentro’, localizada na grande BH, que guarda desde a década de 70 as histórias da família.
Reconhecimento nacional e internacional
A Kochen tem no mercado 21 azeites saborizados que, por meio do seu aroma e sabor, harmonizam com diferentes tipos de pratos salgados e doces. Por conta dessa variedade, qualidade e diversidade de harmonização, 11 azeites já foram premiados, sendo 5 com medalha ouro e 6 de prata.
E não para por ai. A empreendedora Kátia continua estudando e aprimorando novos sabores, que logo logo entrarão no catálogo para comércio.
A maioria dos condimentos usados na preparação dos azeites fazem parte do dia a dia da nossa culinária. Mas para aqueles que tiverem vontade de apreciar novos sabores, o que não vai faltar é opção! Uma sugestão de harmonização inusitada é combinar uma bola de sorvete de creme com azeite de laranja.
No primeiro momento, pode até parecer não casar os dois ingredientes, porém, a junção torna-se uma experiência válida a vivenciar, principalmente, pelo frescor da laranja e, pela delicadeza da viscosidade do azeite.
Um dos sabores que tem destacado é o com baunilha. Inclusive, foi o sabor que tem levado o nome do Brasil e, principalmente, de Minas para o mundo afora por estar entre os 5 melhores do mundo.
Destaque em Minas
A Kochen destacou-se nos anos de 22/23, e foi destaque no XXV Prêmio Minas - Desempenho Empresarial na categoria de melhores e maiores empresas de 2023. Para Kátia, a comemoração foi muito especial pois concorreu com outras grandes marcas do estado, consolidadas no mercado.
“A tradição mineira é do doce, do queijo, da cachaça, do licor, das quitandas e, de repente, o azeite entrou”, concluiu.