Celebrando a gastronomia tradicional de Minas Gerais, a plataforma Cumbucca realiza, em novembro deste ano, a primeira edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. Entre cinquenta categorias que reconhecem os melhores profissionais - chefs, bartenders, garçons, maitrês... - e estabelecimentos - entre bares, restaurantes temáticos, docerias... - os vencedores podem ser definidos pelo público até 24 de outubro.
Para a votação, setecentos estabelecimentos de todo o estado foram mapeados e divididos em cinco seções: Copo Cheio, incluindo bares; Mesa Farta, com restaurantes; Pequena Gula, de doces e lanches; Você Decide, de votação popular; e Prêmios Especiais, trazendo categorias variadas. Ao todo, são cinquenta categorias que premiam a gastronomia e os representantes das diversas faces da cozinha mineira.
Entre as categorias mais interessantes da premiação estão a de Melhor Garçom - parte da seção Mesa Farta, Melhor Empório Mineiro - da seção Pequena Gula, e Melhor Estabelecimento de Beira de Estrada - parte da seção Você Decide. O evento também vai definir, entre os 853 municípios de Minas Gerais, a Cidade Gastronômica de 2023. A grande categoria da noite, que irá encerrar a premiação, é intitulada Pin de Ouro, direcionada para a personalidade da gastronomia no ano de 2023.
“Temos a felicidade de estar num estado que é dos mais lembrados quando o assunto é gastronomia e cultura alimentar. A gente tem uma riqueza histórica e cultural muito forte”, destacou o jornalista especializado em gastronomia e curador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, Rafael Rocha. “Nossa intenção com o prêmio é colocar tudo isso em perspectiva, e criar uma espécie de mapeamento de todas as iniciativas maravilhosas que vêm acontecendo por todo canto de Minas Gerais”, completou.
Garantindo participação do público com destaque à crítica especializada, o prêmio será realizado com votação híbrida. Em algumas das categorias, o vencedor será definido com a soma da votação do júri especializado à popular, que contará como um jurado. Em outras partes, a definição é somente com votos do público, ou júri especializado.
Além da entrega dos prêmios, a cerimônia realizada em 21 de novembro também marcará o lançamento do Guia Cumbucca, um guia impresso que indica 100 estabelecimentos gastronômicos para conhecer em Belo Horizonte. “A gente já suspeitava do potencial gastronômico de Belo Horizonte, mas a gente tem sido apresentado, nas nossas pesquisas, a coisas incríveis. É um guia de iniciativas ousadas, criativas e inspiradoras”, adiantou Rafael Rocha sobre o lançamento.
A primeira edição do Prêmio Cumbucca será apresentada pelo chef e apresentador Carlos Bertolazzi e pela comunicadora Bruna Mallmann. “Falar de comida boa é falar de Minas Gerais. Eu mesmo sou super fã e acho que ter um prêmio importante, como o Cumbucca, feito por gente séria, que trabalha em prol da gastronomia do estado, só leva todo o setor a ganhar”, destacou o chef paulista.
O evento marcado para 21 de novembro também deve contar com grandes atrações musicais. Até o momento, os artistas selecionados e o local de realização do prêmio ainda não foram divulgados pela organização.
1º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Período de votação: entre 3 e 24 de outubro de 2023
Onde votar:
Premiação: 21 de novembro de 2023