Ouvindo...

Festival Fartura ocupa Inhotim em segunda edição; saiba os chefs participantes

Bela Gil, Débora Shornik e Caio Soter estão entre confirmados para evento que promove encontro entre Amazônia e Minas Gerais

Festival vai ocupar obra externa de Hélio Oiticica em Inhotim

A Plataforma Fartura realiza, neste sábado (30) e domingo (1º), a segunda edição do Festival Fartura em Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento que destaca a gastronomia originária brasileira promete trazer sabores da Amazonia para Minas Gerais, com chefs de todo o país, e um convidado de Portugal.

📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Entre os nomes já confirmados para a segunda edição do festival, estão as chefs Bela Gil, Marcia Nunes, Débora Shornik, Kamirrã Waura - cozinheira indígena do Xingu, Ju Duarte e Mariana Gontijo. Os chefs Rodolfo Mayer, André Prates, Gabriel Trillo, Paulo Anijar, Leo Modesto, Christiano Seabra, Caio Soter e o português Cristóvão Laruça também têm presença confirmada nas ativações do evento.

“Fomos beber nas águas amazônicas. Estamos trazendo chefs e cozinheiros que trabalham com as riquezas das matas, com as histórias e tradições tanto indígenas, quanto ribeirinhas. Falar sobre ingredientes e técnicas brasileiras na sua essência e que, muitos de nós, desconhecemos. Trazer a Amazônia para Minas Gerais. O encontro das matas da floresta com os matos dos quintais”, explicou Carolina Daher, responsável pela curadoria ao lado da chef Morena Leite.

O festival é gratuito para quem estiver no Inhotim. Para visitação no Museu, o valor da entrada é de R$ 50, com meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos e parceiros e gratuidade para crianças de até cinco anos. Os horários de funcionamento no período do evento seguem de 9h30 às 17h30, mas o festival será realizado das 10h às 17h no espaço da obra externa Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica.

“Durante todo o ano, trabalhamos com o tema que mais norteia a Plataforma Fratura: ‘Da origem ao prato’. E nada poderia exemplificar melhor esse conceito que trazer para a pauta a discussão da comida originária brasileira. A comida que sempre existiu, que estava aqui alimentando os povos tradicionais muito antes da chegada dos portugueses”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da iniciativa.

Para os dois dias de vento, 4 mil pessoas são esperadas. O público terá opções de pratos e petiscos nos estantes de restaurantes convidados, além de cozinhas ao vivo com chefs renomados e espaço para aulas. O festival também leva ao Inhotim a Mercearia Fartura, com produtos de origem; um espaço para crianças e um palco com shows e DJs para embalar a programação.

Festival Fartura em Inhotim

Data: 30 de setembro (sábado) e 1° de outubro (domingo), das 10h às 17h.

Ingressos: para acessar o evento, é necessário adquirir o ingresso do Inhotim ( https://www.inhotim.org.br/). O acesso ao evento é gratuito para quem estiver no Museu, sujeito à lotação do espaço.

Local: Instituto Inhotim (Rua B, 20, Inhotim - Brumadinho, MG).

Instituto Inhotim

Horários de visitação: de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Entrada: R$ 50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam entrada.   

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.