Uma das receitas mais clássicas da gastronomia brasileira é a farofa, herança dos indígenas tupi-guarani, que é o acompanhamento perfeito para qualquer refeição. Simples e saborosa, ela é presença constante nas refeições do dia a dia, mas também tem seu lugar garantido nas mesas famílias brasileiras durante as ceias de Natal e Réveillon.
A origem exata da guarnição não é bem definida, mas o protagonismo da farinha de mandioca torrada ou escaldada, servida como uma farinha temperada, é o mais tradicional. Versátil, a farofa pode ser preparada com outras farinhas e, em alguns casos, até com biscoitos triturados. Ainda, com qualquer base que seja, o acompanhamento também pode ser elevado com a adição de carnes, frutas, castanhas e temperos especiais.
Para o Natal, a chef Andréia Cintra, que comanda a cozinha do Iracema Bistrô, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, preparou uma receita especial de farofa. Bem amanteigada, a guarnição é complementada com cubinhos de bacon, uvas passas, azeitonas, castanhas de caju e nozes. Uma adaptação da receita, ideal para o almoço de Natal, pode dar vida às sobras das carnes que protagonizaram a ceia na noite anterior.
Receita | Farofa natalina da chef Andréia Cintra do Iracema Bistrô
Ingredientes
400g de farinha de mandioca torrada
2 cebolas médias picadas em cubos
400g se bacon picados em cubos
100g de alho picadinho
300g Manteiga
400g de uvas passas
100g de nozes
100g de castanha de caju picada grosseiramente
20g de páprica defumada
20g de Pimenta do reino
50 g de chimichuri
300 g de azeitonas verdes picadas
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira grande e bem quente adicione a manteiga e deixe derreter por completo;
Acrescente o alho, a cebola e o bacon e misture até que a gordura esteja transparente. Adicione a azeitona e as castanhas;
Coloque as uvas passas e, por último, a farinha de mandioca torrada e o sal;
Misture bem todos os ingredientes em fogo baixo;
Coloque em uma travessa e decore com pimenta biquinho e salsinha.