A tradição familiar e o amor pela cozinha alinhados ao tino comercial de uma estudante de Belo Horizonte acabou influenciando na construção de uma loja de doces que foi sucesso instantâneo. Quase dez anos depois, a Chocake, comandada por mãe e filha, segue adoçando a vida dos moradores da capital com preparações divinas.
Gina e Carolina Coscarelli entraram no mercado de doces em 2013, quando Carol ainda terminava o ensino médio, e, como boas mineiras, foram comendo pelas beiradas e conquistando o público fiel. Desde então, a mãe comanda a linha de produção que quase nunca para, enquanto a filha cuida da parte dos negócios e é o rosto da marca.
Alinhando tradição com criatividade, o empreendimento já funcionou em uma food bike e em um food truck, carinhosamente apelidado de ‘kombinha Chocake’. Com o tempo e com o sucesso dos doces, a cozinha da casa da família acabou ficando pequena e, em 2018, a marca ganhou seu primeiro ateliê. Para atender o público de forma direta, em 2021, a Chocake se mudou para a rua Piauí, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e ali permaneceu.
Já tendo conquistado a capital mineira, a loja também faz sucesso nas redes sociais, onde já acumula mais de 53 mil seguidores. Por lá, os amantes de bons doces podem comer com os olhos imaginando o sabor dos cookies, brownies, palhas italianas, docinhos e bolos especiais preparados com muito carinho pela equipe Chocake, composta só por mulheres.
Atualmente, a marca funciona em uma loja física, com doces de pronta entrega, e através do delivery em aplicativos de pedidos ou no WhatsApp. Além dos doces prontos, ela ainda oferece uma linha de cookies congelados especial, pensada para revenda, que já pode ser encontrada em supermercados e padarias da capital, além da própria loja física.
Palha italiana
Um dos quitutes simples, mas saborosos é a palha italiana, ideal para matar aquela vontade de comer doces. Na versão da Chocake, que faz sucesso com o público da capital mineira, o quitute vem em uma versão um pouco diferente da tradicional, sem chocolate na massa, preparada com leite em pó. O chocolate aparece nos biscoitos, que garantem a crocância do doce.
A dica de Gina e Carol para garantir a palha italiana ideal está em dois pontos principais: a cremosidade e a temperatura do brigadeiro. Para deixar a massa mais mole do que o brigadeiro tradicional, o creme de leite garante a textura perfeita. Depois de pronto, é preciso deixar que ele esfrie bem, para que não amoleça o biscoito, deixando o contraste perfeito entre o brigadeiro macio e o biscoito crocante.
Receita palha italiana
1 caixinha leite condensado;
1 caixinha creme de leite;
1 colher de sopa de leite em pó;
3 pacotinhos pequenos de biscoito de chocolate.
Modo de preparo:
Levar ao fogo o creme de leite, leite condensado e leite ninho;
Misturar até soltar do fundo da panela;
Deixar esfriar e depois de bem frio misturar o biscoito de chocolate;
Passar para um prato ou tabuleiro, deixar na geladeira por até 2h;
Cortar da forma que preferir e saborear.
(Sob supervisão de Lara Alves)
Esta matéria foi originalmente publicada às 18h51 de 21/10/2022