Na última semana, alunos do Colégio Dona Clara participaram de uma visita técnica à Arena MRV, em Belo Horizonte, com um propósito que vai além do turismo ou do esporte: observar, analisar e reconstruir digitalmente o estádio no universo do Minecraft. A atividade integra o projeto interdisciplinar Next Level, uma iniciativa da LBEE (Liga Brasileira de Esportes Eletrônicos) em parceria com o colégio, que une jogos digitais, lógica e conteúdos interdisciplinares para desenvolver habilidades cognitivas, criativas e sociais nos estudantes.
A escolha da arquitetura do local como ponto de partida foi estratégica. Além de ser a arena mais tecnológica do país, com soluções de automação, sustentabilidade e acessibilidade, a Arena MRV é parceira da LBEE em projetos de games, educação e inovação, o que fortalece a viabilidade pedagógica. A vivência in loco permite aos alunos compreender proporções, setores e funcionalidades que serão replicados digitalmente com foco em geometria e planejamento.
No ambiente virtual, o
“Essa visita é extremamente significativa para a nossa equipe. A vivência prática é fundamental, e os alunos agora têm a oportunidade de aplicar, no mundo real, os conhecimentos adquiridos anteriormente. E a construção que eles realizarão na próxima fase será ainda mais rica, justamente por essa experiência presencial”, afirma a orientadora educacional Virgínia Ramos.
No Minecraft, os estudantes não estarão apenas reproduzindo a Arena MRV: estarão colocando em prática conceitos de Matemática, Geografia, Arte e Tecnologia, aplicando lógica e estratégia em um ambiente que estimula a criatividade e o trabalho em equipe.
A orientadora também destaca o papel das competências socioemocionais no processo. “Aprender a ouvir o outro, lidar com diferentes opiniões, tudo isso é extremamente importante. Outro ponto forte é a liderança: os alunos têm a oportunidade de liderar suas equipes, e fazemos um rodízio para que todos passem por esse papel. Essa vivência faz uma diferença enorme, especialmente porque essas são competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.”
Matheus Marinho, Head de Projetos da LBEE, reforça que o Next Level representa uma nova forma de vivenciar o conteúdo escolar. “Ao usar uma linguagem digital familiar aos estudantes, como o Minecraft, a proposta se transforma em uma experiência de aprendizado ativo — que une teoria e prática de forma significativa, tornando o processo educativo mais envolvente.”
O diretor executivo do Colégio Dona Clara, Mark Hastings, ressalta que a parceria com a LBEE, firmada no início deste ano, busca exatamente proporcionar esse tipo de vivência. “Trazemos uma proposta que oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar experiências educativas por meio de diversos jogos. O objetivo é observar com atenção todos os detalhes para que os alunos possam, posteriormente, construir e replicar o estádio da Arena no ambiente do Minecraft, em uma escala reduzida. Está sendo uma experiência incrível — uma oportunidade enriquecedora para as crianças, que estão entusiasmadas com esse desafio criativo.”
Com o estádio como inspiração e o jogo como ferramenta, os alunos agora se preparam para colocar a mão na massa — ou melhor, nos blocos — e transformar tudo o que viram e aprenderam em uma representação virtual repleta de lógica, estratégia e expressão criativa.
Sobre o Colégio Dona Clara
Com 34 anos de trajetória, o Colégio Dona Clara está localizado no bairro Dona Clara, próximo ao bairro Jaraguá. Com perfil familiar e foco em inovação, a escola valoriza as múltiplas inteligências como parte essencial do processo educativo. Nesse cenário que surgiu o Clube Gamer, iniciativa que reconhece os jogos digitais tanto como uma porta para o futuro profissional quanto como uma poderosa ferramenta para desenvolver competências essenciais, como criatividade, colaboração, raciocínio estratégico e trabalho em equipe — habilidades indispensáveis para os desafios do século XXI.