A RED Canids pode fazer história para o Brasil no cenário de League of Legends no próximo domingo (21). A equipe brasileira enfrentará a 100Thieves pela semifinal da chave inferior da Fase Américas da LTA e, se vencer, estará classificada para o Worlds 2025, o Mundial de LoL.
Caso a classificação se concretize, esta será a primeira vez que o país terá dois representantes no campeonato mais importante do MOBA da Riot Games. A Vivo Keyd Stars, campeã do terceiro split da LTA Sul, já está classificada.
No sábado (20), FlyQuest e Vivo Keyd Stars, campeões das conferências Norte e Sul, respectivamente, se enfrentam a partir das 17h. Quem vencer, avança diretamente para a grande final da LTA, no dia 28 de setembro, em Dallas, nos Estados Unidos.
Dois representantes pela primeira vez
A possibilidade do Brasil ter dois representantes no Worlds pela primeira vez se deu devido à criação da Liga das Américas (LTA) em 2025.
Anteriormente, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) dava apenas uma vaga para a competição, assim como a Liga Latinoamérica (LLA) e a League Championship Series (LCS). Estes torneios tiveram suas últimas edições com a nomenclatura e formatos clássicos em 2024.
Com a dissolução da LLA e suas equipes sendo divididas para as conferências Norte (ex-LCS) e Sul (ex-CBLOL) da LTA, uma vaga ‘sobrou’ para as Américas. Dessa forma, na fase cross-conference do terceiro split, além das equipes campeãs da América do Norte e do Sul, os melhores times disputam mais uma vaga para o torneio.
Neste ano, FlyQuest (campeã da LTA Norte) e Vivo Keyd Stars (campeã da LTA Sul) garantiram suas classificações ao Mundial de forma antecipada. Agora, a última vaga para o Worlds 2025 será disputada entre RED Canids e 100Thieves, no próximo domingo (21), a partir das 17h.