‘Divinity será superior a Baldur’s Gate 3 em todos os aspectos’, diz CEO da Larian

Diretores explicaram decisão de retomar a franquia após o sucesso do RPG eleito Jogo do Ano no The Game Awards 2023

Divinity foi anunciado durante o The Game Awards 2025

Após o sucesso de Baldur’s Gate 3, vencedor do prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2023, a Larian Studios já projeta seu próximo grande passo. Em entrevista concedida ao portal GameSpot, o CEO Swen Vincke afirmou que o novo Divinity será um jogo superior ao RPG baseado em Dungeons & Dragons, ‘em todos os aspectos’.

O projeto foi anunciado oficialmente durante o The Game Awards 2025 e marca o retorno da Larian ao universo de Divinity, franquia que consagrou o estúdio antes de Baldur’s Gate 3. Segundo Vincke, a confiança se apoia, principalmente, no fato de o novo jogo não estar atrelado a regras de um sistema de mesa, o que amplia as possibilidades de design e gameplay.

“Vai ser melhor, na minha opinião, em todos os apectos”, disse Vincke ao GameSpot. Ele explicou que um dos principais desafios de Baldur’s Gate 3 foi adaptar sistemas complexos de Dungeons & Dragons, com regras específicas para cada classe. Para o novo Divinity, a equipe trabalha com um sistema totalmente pensado para videogames.

Retorno ao Divinity não era o plano inicial

De acordo com Adam Smith, diretor de narrativa da Larian, o estúdio chegou a considerar a continuidade do trabalho com Dungeons & Dragons após Baldur’s Gate 3. No entanto, a equipe percebeu que não estava motivada com esse caminho e decidiu voltar à franquia que deu identidade própria ao estúdio.

Ainda segundo Smith, a decisão veio após discussões internas, quando a equipe concluiu que não faria sentido desenvolver um projeto sem entusiasmo criativo. A partir daí, o retorno a Divinity passou a ser prioridade.

Construção de um universo do zero

A Larian aproveitou as lições aprendidas com Baldur’s Gate 3 para estruturar o novo projeto. Vincke explicou que, desta vez, o estúdio está organizando o universo de Divinity de forma mais profunda, definindo regras do mundo, costumes, cultura e identidade visual desde o início.

O objetivo é consolidar o cenário de Rivellon como um universo coeso, algo que não havia sido feito de maneira tão estruturada nos jogos anteriores da franquia. A ideia, inclusive, é que o novo título seja chamado apenas de Divinity, reforçando esse conceito de universo próprio.

Foco em liberdade e escolhas do jogador

No aspecto de gameplay, Vincke destacou que o novo Divinity terá como pilar central a liberdade do jogador. O CEO também comentou o tom mais sombrio do trailer apresentado no The Game Awards e afirmou que o jogador terá papel decisivo em conduzir o mundo para a luz ou aprofundar ainda mais a escuridão, de acordo com suas escolhas.

Adam Smith evitou antecipar detalhes mais específicos sobre a jogabilidade e afirmou que a Larian prefere apresentar o jogo quando estiver pronto, permitindo que o público tire suas próprias conclusões a partir do que for mostrado.

Continuidade para veteranos e novos jogadores

Mesmo com a expectativa de atrair um público que conheceu a Larian por meio de Baldur’s Gate 3, o estúdio garante que o novo Divinity manterá conexões com os jogos anteriores da franquia. Vincke afirmou ao GameSpot que haverá continuidade narrativa, mas sem exigir conhecimento prévio dos títulos antigos.

O executivo lembrou que Divinity: Original Sin e Original Sin 2 somam mais de 10 milhões de cópias vendidas, o que indica a existência de uma base sólida de fãs que deve retornar para o novo projeto.

Enquanto o novo jogo não recebe mais detalhes ou data de lançamento, jogadores interessados podem acessar Divinity: Original Sin 2, que passou a ficar disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2 a partir dessa segunda-feira (15).

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Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

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