Na última terça-feira (16), a jornalista Janaína Xavier foi a convidada do programa Benja me Mucho, do apresentador Benjamin Back, e falou de sua saída do grupo Globo, em maio de 2022. Durante o papo,
A declaração veio após Benja questionar se a convidada achava o ambiente do jornalismo e da televisão difícil para mulheres. “Na minha opinião, a televisão trata todo mundo de maneira descartável. Mas para a mulher é mais difícil, por causa da idade, de beleza e essas coisas?”, perguntou o apresentador.
Janaína Xavier foi polêmica na resposta. “Eu senti o contrário disso. Durante muito tempo, tinha a ideia que, se a mulher tivesse os atributos de uma mulher bela, ela teria uma certa vantagem para entrar na televisão e no jornalismo. Mas na reta final, eu peguei o oposto disso. Teve um certo momento que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’”, respondeu.
“Tem que inserir a menina mais cheinha. Não estou falando que as pessoas cheinhas não são bonitas. Eles queriam outros padrões de beleza lá. A loira do olho claro não servia mais.”, acrescentou.
“Eles queriam trazer perfis diferentes de mulher. A mulher com nariz grande, a mulher cheinha e, inclusive, a mulher preta, o que demorou a ser feito. Mas para trazer um, eles excluem o outro”, disse Janaína.
A jornalista ainda destacou que a questão da diversidade superava a meritocracia. “Ela é preta e ela é branca, vamos na preta. Ela é cheinha e ela é bonitona, vamos na cheinha. Era unicamente pela aparência e não porque ‘ela é melhor’ ou ‘ela está aqui há mais tempo’. A bonita não serve mais”, revelou.
Janaína Xavier contou também sobre a suposta briga com a comentarista Anna Thaís Matos. A ex-global negou ter tido algum conflito com Anna Thaís, mas confirmou discussões em redes sociais. Janaína disse que as duas tiveram embates em relação a pautas feministas.
A carreira de Janaína Xavier
Janaína Xavier foi jornalista da Globo por 23 anos. Ao longo deste período, atuou em várias funções como repórter e apresentadora. De 2018 a 2022 esteve à frente do Sportv News e optou por deixar a emissora após a sua licença maternidade e para seguir uma nova fase em sua carreira.
A jornalista, agora também empreendedora, abriu a sua própria empresa de assessoria e se dedica a outros trabalhos como apresentadora de eventos.