Ex-número 1 do mundo, o tenista sérvio Novak Djokovic se mudou com sua família para Atenas, na Grécia, após ser acusado de traidor pelo governo da Sérvia.
O atleta teve um desentendimento com o governo do seu país de origem por ter apoiado protestos estudantis contra o atual presidente sérvio, Aleksandar Vucic. Por conta do posicionamento político de Djokovic, ele passou a sofrer grande pressão política e optou por deixar a capital Belgrado rumo a Atenas.
A mudança de Djokovic também vai influenciar no circuito mundial de tênis. Isso porque o atleta revelou que vai transferir o Torneio de Belgrado, o qual ele é proprietário, para a capital grega a partir de novembro.
Protestos na Sérvia
Os protestos estudantis na Sérvia ganharam força após o desabamento da cobertura de uma estação ferroviária na cidade de Novi Sad, em novembro de 2024. O acidente deixou 15 mortos e trouxe à tona denúncias de corrupção e descaso com obras públicas.
Desde então, muitos estudantes tomaram as ruas da Sérvia exigindo a devida punição aos culpados e até mesmo sugerindo a antecipação das eleições no país.