A ponteira Gabi Guimarães revelou, nessa quarta-feira (10), uma paixão desconhecida: o
Após a
“Eu tenho uma relação especial [com o tênis], porque eu tinha esse sonho em ser jogadora de tênis”, revelou em entrevista ao Ge.
A estrela da Seleção Brasileira de Vôlei feminino contou, ainda, que durante a adolescência se dividia entre os dois esportes. Ela treinava tênis, escondida do treinador de vôlei.
“Foi muito difícil quando eu comecei jogar vôlei ali aos 15, porque eu tive que decidir. No primeiro ano, eu fazia o tênis ainda escondido. Não contava para o meu professor de vôlei, porque eu não queria parar de jogar tênis”, contou.
Gabi disse que decidiu se dedicar exclusivamente ao vôlei após ser convocada para a Seleção de base.
“Chegou num momento, quando comecei a jogar profissionalmente pela Seleção Brasileira, que tive que parar totalmente”, explicou.
Semelhanças
A ponteira destacou também que o vôlei e o tênis possuem movimentos parecidos. Ela acredita que a experiência no esporte da bola amarela faz ela se destacar em alguns fundamentos, como o ataque.
“Eu nunca tinha jogado vôlei na vida, não sabia fundamentos, regras, não sabia praticamente nada, mas eu lembro do meu primeiro professor falando como era impressionante a minha coordenação. Os meus movimentos de ataque e saques são muito parecidos com o tênis. São pouquíssimas jogadoras no mundo que tem o meu movimento de ataque no vôlei. Como eu me coloco atrás da bola também vem muito do tênis”, disse Gabi.
SP Open
O SP Open reúne grandes nomes do tênis para uma disputa no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, entre 6 e 14 de setembro.
Presente no evento, Gabi contou que foi prestigiar as amigas Bia Haddad Maia e Luisa Steffani.
“Acompanho as meninas, tive a oportunidade de conhecê-las, algumas nas Olimpíadas de Tóquio, outras em Paris, como foi o caso da Bia. Consegui assistir à Luisa num torneio que teve em Tóquio recentemente. Então eu tento, ao máximo possível, encaixar um pouco do meu calendário para conseguir acompanhá-las”, disse.
Gabi Guimarães
Gabi iniciou a carreira em 2004, no Mackenzie Esporte Clube, de Belo Horizonte (MG). A ponteira jogou pelo clube do bairro Santo Antônio por oito anos.
No Brasil, ela também jogou pelo Sesc Flamengo e pelo Minas Tênis Clube.
Em 2019, começou sua experiência internacional. Gabi ficou por cinco temporadas no VakıfBank, da Turquia. Em 2024, passou a defender o Conegliano, da Itália.
Gabi é hexacampeã da Superliga A, tricampeã da Supercopa, tricampeã da Copa do Brasil, pentacampeã do Sul-Americano, bicampeã da Liga dos Campeões da Europa e campeã do Mundial de Clubes em 2021.
Pela Seleção Brasileira, Gabi teve passagens pelas categorias de base, juvenil e sub-23. Em 2013, foi convocada por Zé Roberto Guimarães para a Seleção Principal pela primeira vez.
A ponteira acumula inúmeras medalhas com o Brasil. Entre eles: prata na Olimpíada de Tóquio 2021, bronze na Olimpíada de Paris 2024, prata no Mundial de 2022, bronze no Mundial de 2014 e 2015 e quatro pratas na Liga das Nações 2019, 2021, 2022 e 2025.