Em Belo Horizonte, a corrida de rua não é um esporte individual, graças ao
Assista à reportagem sobre o Calma Clima:
Ao observar o crescimento da iniciativa, Bernardo Biagioni destaca que o Calma Clima nasceu com duas premissas:
“Já são 8 anos de união através do esporte. O grupo nasceu com dois objetivos: de ressignificar a experiência com o próprio corpo e principalmente ressignificar a experiência com essa cidade”, afirmou.
Nesse sentido, Luís Fernandes entende que o grupo está para além do desempenho. É uma forma de redescobrir Belo Horizonte.
Bernardo Biagioni, criador do ‘Calma Clima’
“A gente é um time, eu acho que o meu pensamento dentro do Calma, ele até difere um pouco das outras pessoas. Porque eu não relaciono a corrida com performance. Eu relaciono a corrida com conhecer a cidade. E quando eu consegui fazer isso pela primeira vez, foi incrível para mim, assim, eu passei até uma relação com o meu próprio corpo muito melhor, de que eu consigo chegar em qualquer lugar com as minhas próprias pernas”, afirmou.
Elizangela Cristina Donato, a Lili, explica qual o diferencial do Calma Clima:
“Ah, é tá na rua ocupando os espaços, é tá interagindo, é tá ali porque porque quer tá bem, porque faz bem. A gente termina a corrida, suado, endorfinado. Às vezes tem morro, e a gente sobe o morro, mas a gente tá lá no outro, no próximo corre para subir morro de novo. E é uma energia muito gostosa ", apontou.
O maior grupo informal de corrida de rua do mundo
Centenas de corredores estiveram na ativação da Nike junto ao Calma Clima, nesta terça-feira (11), na Lagoa da Pampulha
O Calma Clima nasceu em 2017, com cerca de 20 pessoas, e cresceu de forma orgânica. Ano após ano, mais corredores se juntaram — seja por meio das redes sociais, seja pela curiosidade de quem cruzava o grupo pelas ruas.
Hoje, o coletivo é reconhecido como o maior grupo informal de corrida de rua do mundo. Totalmente gratuito, o Calma Clima percorre diferentes bairros de Belo Horizonte, sempre com o mesmo espírito: correr juntos e redescobrir a cidade.
Segundo Bernardo, o sucesso do projeto está no senso de comunidade criado entre os participantes.
“A nossa construção foi toda muito gradual, muito lenta e isso nos permitiu construir uma comunidade muito visceral, onde a gente se identifica, a gente conhece, a gente valoriza esse propósito”, resume.
Correr sem pressa, mas com propósito
Mantendo o caráter informal que o consagrou, o Calma Clima divulga seus percursos semanalmente no Instagram — sem uma agenda fixa ou rigidez.
Os interessados em se juntar à comunidade podem acompanhar o perfil @calmaclima . Todas as segundas-feiras são anunciados os itinerários das corridas, abertas a todos que queiram descobrir Belo Horizonte em outro ritmo — o ritmo da corrida compartilhada.