Diamantina, Ouro Preto e Mariana são algumas das cidades que receberão treinos abertos da Maratona Oficial de Belo Horizonte entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro. O Projeto itinerante amplia o alcance da prova e aproxima corredores do interior do evento que acontece em maio de 2026, na capital mineira.
Segundo os organizadores, a iniciativa busca apresentar a MOBH a novos públicos, além de estimular a participação de corredores do interior e fortalecer a cultura da corrida em diferentes regiões do estado.
A ‘peregrinação’ terá início no dia 31 de janeiro, em Conceição do Mato Dentro, com concentração marcada para as 7h30, em frente à Igreja de Santana, e saída às 8h.
No dia seguinte, 1º de fevereiro, o treino acontece em Diamantina, com início às 8h, tendo como ponto de encontro a Praça Largo Dom João.A programação segue no fim de semana seguinte, com atividades em duas cidades do circuito histórico mineiro.
No dia 7 de fevereiro, o treino em Ouro Preto tem largada às 8h, no Campo Água Limpa, localizado na Rua Irmãos Kennedy, no bairro Água Limpa, e chegada no Parque das Candeias, no bairro Jardim Alvorada.
Largada da Maratona Oficial de Belo Horizonte ocorre tradicionalmente na Praça da Estação
Já no dia 8 de fevereiro, a ação chega a Mariana, com treino marcado também para 8h, tendo largada e chegada na Arena Mariana, na Rua São Vicente de Paulo.
Todas as atividades serão abertas ao público e voltadas tanto para corredores experientes quanto para quem deseja conhecer mais de perto o universo das corridas de rua.
Segundo Lucas Condurú Davis, organizador da maratona, os treinos cumprem um papel estratégico na construção do evento em Minas Gerais. “Esses encontros são uma forma de incentivar pessoas dessas cidades a se sentirem parte da Maratona de Belo Horizonte, despertando o interesse pela prova e fortalecendo a cultura da corrida em toda a região”, afirma.
Sobre a Maratona Oficial de Belo Horizonte
Marcada para acontecer entre 15 e 17 de maio de 2026, a Maratona Oficial de Belo Horizonte foi concebida para integrar esporte, turismo e cidade. A prova principal de 42 km terá largada e chegada na Praça da Estação e um percurso que atravessa diferentes regiões da capital, passando por vias emblemáticas e pontos de relevância urbana.
Além da maratona, a programação inclui uma corrida noturna de 5 km, atividades voltadas para o público infantil e a Vila da Maratona, instalada no Parque Municipal, com programação cultural, gastronomia e ações de integração entre atletas, moradores e visitantes. As inscrições estão abertas e seguem até março ou até o preenchimento das vagas.
Mais informações sobre os treinos, inscrições e a programação completa podem ser conferidas no Instagram oficial da maratona: @maratonaoficialdebelohorizonte.