Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro na final do solo da ginástica artística, nessa segunda-feira (5), na Olimpíada de Paris 2024. Ao superar a americana Simone Biles, campeã do solo na Rio 2016, o feito da brasileira ganhou os holofotes do mundo.
O jornal The Guardian, da Inglaterra, colocou Rebeca como a estrela brasileira que deslumbrou.
“Simone Biles perde ouro no solo enquanto Andrade deslumbra no último dia da ginástica olímpica. Americana é derrotada pela estrela brasileira.”
O jornal americano News 4, fez um perfil da ginasta. “Quem é Rebeca Andrade, a ginasta que derrotou Simone Biles na disputa pelo ouro?”, contou.
Na França, sede da Olimpíada, o jornal L’Equipe, um dos principais do país, também noticiou a vitória de Rebeca.
“Rebeca Andrade sagrou-se campeã olímpica de solo à frente de Simone Biles na Olimpíada de Paris 2024”
A revista Times, dos Estados Unidos, colocou Rebeca como a grande rival de Biles.
“O que saber sobre a brasileira Rebeca Andrade, a maior rival de Simone Biles.”
Veículos de comunicação também relembraram as três lesões de ligamento cruzado anterior (LCA), sofridas por Rebeca nos últimos anos.
O jornal The New York Times, também dos Estados Unidos, destacou o fato de a ginasta ter se recuperado. “Rebeca Andrade vence Simone Biles e conquista merecido momento olímpico”, escreveu.
A CNN Sports, fez uma matéria exaltando Rebeca. “Rebeca Andrade sabia que poderia vencer Simone Biles – agora o mundo inteiro também sabe”, publicou.
Reações
Além da repercussão nas mídias, grandes instituições também comentaram o ouro de Rebeca. O Museu do Louvre, na França brincou com a atleta. “Talvez deveríamos pendurá-la”, brincou a conta do Museu nas redes sociais.
Já a Netflix Brasil disse considerar fazer um documentário sobre a trajetória da ginasta. Simone Biles tem o próprio seriado na plataforma de streaming americana.
Rebeca Andrade
Rebeca Andrade fez história nos Jogos Olímpicos de Paris. Na manhã dessa segunda-feira (5), a brasileira superou a norte-americana Simone Biles, que ficou com a prata, e conquistou a medalha de ouro na disputa do solo feminino, disputado na Arena Bercy.
É a quarta vez que a paulista sobe ao pódio nesta edição da Olimpíada. Antes, havia conquistado prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes.
Rebeca Andrade foi a segunda ginasta a se apresentar na final do solo e conseguiu uma boa execução. Os árbitros deram 14.166 à brasileira. A comissão técnica chegou a entrar com recurso para tentar a validação em um movimento, mas o pedido não foi aceito pelos juízes.