Enviado especial a Paris - Rebeca Andrade é a atleta do Brasil com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos. Nesta segunda-feira (5), na Arena Bercy, em Paris, a ginasta foi medalha de ouro na final do solo e somou a sexta medalha olímpica da carreira.
A atleta do Flamengo agora é a única esportista do Brasil a ter seis medalhas olímpicas no currículo. Rebeca subiu ao pódio no maior evento do esporte mundial uma vez a mais que Torben Grael e Robert Scheidt, da vela.
Além da conquista no solo, ela soma uma ouro, três pratas e um bronze (por equipes). Mais cedo, Rebeca ficou em 4º lugar na trave de equilíbrio. A prova ficou marcada pelas quedas de Simone Biles, Sunisa Lee e Júlia Soares.
A brasileira deve ter, ao menos mais uma chance, de ampliar esses números. Aos 25 anos, apesar das várias lesões importantes que passou na carreira, ela deve ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
Brasileiros com mais medalhas olímpicas
Com cinco medalhas cada, os velejadores Robert Scheidt (dois ouros, duas pratas e um bronze) e Torben Grael (dois ouros, uma prata e dois bronzes) são os maiores medalhistas olímpicos da história do Brasil.
O atleta em atividade mais próximo dessa marca é Isaquias Queiroz. O canoísta baiano tem um ouro, duas pratas e um bronze. Nos Jogos Olímpicos de Paris, ele vai disputar o C1-1000 e C2-500. Se subir no pódio nas duas provas, ele vai chegar a seis medalhas.