A Itália precisou de cinco sets para avançar à semifinal do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Paris. Os italianos superaram o Japão por 3 sets a 2 (20/25, 23/25, 27/25, 26/24 e 17/15), na manhã desta segunda-feira (5), na Arena Paris Sul 1, em Paris.
O ponteiro Alessandro Michieletto foi o maior pontuador da Itália com 24 pontos. O ponteiro Ishikawa, do Japão, terminou o jogo com 30 pontos e foi quem mais colocou bolas no chão na partida.
A Itália terminou a primeira fase com a melhor campanha do torneio. O Japão, time de pior campanha, quase foi responsável por mandar os italianos para casa.
O Japão dominou os dois primeiros sets e, na terceira parcial, teve quatro match points. No entanto, a Itália se recuperou e venceu todas as parciais seguintes para seguir sonhando com o ouro olímpico inédito.
Os japoneses agora aguardam para conhecer o adversário da semifinal. O confronto será contra o vencedor de França e Alemanha, que duelam também nesta segunda-feira (5).
O jogo
O Japão dominou o primeiro set. Com mais volume de jogo e com excelente atuação do ponteiro Ishikawa e do líbero Yamamoto, a equipe asiática fechou a parcial em 25 a 20.
A Itália parecia ter se recuperado do primeiro set e dominou boa parte da segunda parcial. Na reta final, no entanto, a equipe errou demais e perdeu a vantagem. O Japão aproveitou os contra-ataques e fechou em 25 a 23.
O terceiro set foi mais equilibrado. As equipes alternaram momentos de liderança, e o Japão chegou a ter 24 a 21 de vantagem. A Itália contou com excelente passagem de Gianelli no saque para empatar a parcial e depois fechar em 27 a 25.
O resultado do terceiro set tirou a concentração do Japão no início da quarta parcial. A Itália abriu vantagem no começo, mas os japoneses conseguiram deixar o jogo parelho. A vantagem dos europeus era de dois pontos, mas a reta final foi novamente equilibrada e o jogo ficou 24 a 24. A Itália fechou a parcial em 26 a 24.
No set desempate, mais equilíbrio. Nenhuma das equipes conseguiu abrir vantagem, mas a Itália prevaleceu com maior volume de jogo e com menos erros. No fim, vitória por 17 a 15.