Ouvindo...

Boxe: brasileiro foge à regra, faz aposta ousada e tenta feito único em Paris 2024

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Abner Teixeira quer subir ao pódio na França

Abner Teixeira quer segunda medalha olímpica em Paris

Enviado especial a Paris - O brasileiro Abner Teixeira chega aos Jogos Olímpicos de Paris com a meta de atingir um feito único para o boxe. O medalhista de bronze em Tóquio quer se tornar o primeiro boxeador a conseguir subir ao pódio em duas categorias diferentes no maior evento esportivo do planeta.

No Japão, Abner conquistou o bronze na categoria até 91 kg. Agora, na França, ele vai competir entre os super pesados, acima de 92kg.

Essa chance de atingir o feito único é o que motiva o atleta antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

“Subi de peso. Estou entre os super pesados agora, lutando entre os gigantes do boxe mundial. Quero fazer um feito histórico. Ser o primeiro homem a repetir a medalha olímpica. E repetir a medalha olímpica em duas categorias diferentes. Aí vou ficar na história sem alguém me alcançar por um tempo”, disse.

O desejo de Abner Teixeira foge à regra adotada pela maioria dos boxeadores. Conquistar uma medalha olímpica é praticamente um ‘passaporte’ para o boxe profissional, mais interessante financeiramente.

Leia também

Ligamento rompido

A vaga de Abner para os Jogos Olímpicos de Paris foi conquistada no Pan de Santiago. Ele disputou a competição apenas dois meses após romper o ligamento cruzado anterior do joelho.

Pela lesão, o boxeador nem chegou a entrar no ringue para a final da competição continental.

“Eu vou explicar direitinho. Acho que nunca expliquei direitinho isso para ninguém. Eu me lesionei em agosto e o Pan de Santiago foi em outubro. Ainda estava começando o tratamento conservador e fomos para o Pan com uma meta de classificar para os Jogos. A partir do momento que cheguei na final e classifiquei, não havia necessidade de disputar a final”, disse.

“Fiz muito trabalho de fortalecimento, estabilidade. Estou zero agora. Não tem nada que vai me tirar de semifinal, de final. Meu joelho está 100%", completou.

Abner Teixeira e o corpo médico optaram por não realizar a cirurgia que poderia prejudicar a participação nos Jogos. A aposta foi em fisioterapia e trabalhos de fortalecimento.

As chaves do boxe serão sorteadas nesta quinta-feira (25).

Vai acompanhar o vôlei na Olimpíada? Clique aqui para palpitar na KTO e levar ainda mais emoção para as partidas


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.