Ouvindo...

Paris 2024: Bia Haddad será cabeça de chave após manter posição em ranking

Brasileira não enfrentará rivais de melhor ranking nas primeiras rodadas da Olimpíada

Bia Haddad Maia será cabeça de chave em Paris 2024

A brasileira Beatriz Haddad Maia teve que contar com tropeços de rivais para manter seu posto no ranking da WTA, atualizado nesta segunda-feira (22). A tenista não entrou em quadra na última semana. Na 22ª colocação, ela garante o status de cabeça de chave na Olimpíada de Paris 2024.

Na lista desta semana, a maior ameaça ao posto de Bia era a russa Diana Shnaider, campeã do Torneio de Budapeste, na Hungria, no fim de semana. A rival, contudo, não conseguiu superar no ranking a brasileira. Bia sustentou o posto que ocupava desde o fim do Torneio de Wimbledon, no dia 14 de julho.

Haddad deve aparecer na chave olímpica, de 64 tenistas, como 15ª cabeça de chave. Com este status, a brasileira evita rivais de melhor ranking nas primeiras rodadas da competição. Ela vai conhecer sua adversária de estreia na próxima quinta-feira (25), quando a organização sorteará as chaves do torneio olímpico. Bia também deve jogar nas duplas femininas e nas duplas mistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O Brasil também será representado por Laura Pigossi, atual 110ª do mundo, na capital francesa. A medalhista olímpica nas duplas em Tóquio 2020 não será cabeça de chave e também deve jogar nas duplas femininas. Luisa Stefani está garantida nas duplas e o Brasil também poderá ter Ingrid Martins na disputa.

Entre os tenistas brasileiros da chave masculina em Paris 2024, Thiago Wild manteve sua posição (72ª), enquanto Thiago Monteiro ganhou seis colocações e aparece agora em 79º. Eles também devem jogar nas duplas masculinas.

Na lista da ATP, houve apenas uma troca de posições no Top 10. O norueguês Casper Ruud subiu um lugar, para o oitavo posto, desbancando o russo Andrey Rublev para a nona colocação. O italiano Jannik Sinner continua na primeira colocação, enquanto a polonesa Iga Swiatek segue no primeiro posto da lista feminina Ambos estarão na Olimpíada.

Tênis na Olimpíada

Depois de conquistar a primeira medalha olímpica da modalidade em Tóquio, com a dupla formada por Luisa Stefani e Laura Pigossi, o tênis brasileiro tentará repetir o feito em Paris. Os jogos serão disputados no tradicional complexo de Roland Garros, que recebe o Grand Slam disputado no saibro. Entre os homens, Thiago Monteiro tem vaga garantida por ter sido bronze no Pan de Santiago. O brasileiro, que vive uma das melhores fases da carreira, terá que surpreender para entrar na briga por medalhas.

A cerimônia de abertura de Paris 2024 será na próxima sexta-feira (26). As disputas do tênis começam no dia seguinte, no sábado (27).

Com agência

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia