Ouvindo...

Times

Atlético segue como ‘mais rival’ para o cruzeirense do que o Cruzeiro para o atleticano

Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra ser o Atlético o maior rival para 77% dos cruzeirenses

A maior rivalidade mineira ganha contornos diferentes para cada um dos lados, revela O Maior Raio-x do Torcedor. E neste momento, o Atlético é mais rival para o cruzeirense do que o Cruzeiro para o atleticano.

A pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra ser o Atlético o maior rival para 77% dos cruzeirenses. Na segunda colocação, com apenas 3%, aparece o América. Para 14% a principal rivalidade é com outro clube e 6% não sabem ou não responderam.

A mesma pergunta feita ao atleticano mostra que o Cruzeiro é o maior rival, mas isso para 61% dos alvinegros. Na lista do Galo aparecem na segunda colocação, empatados com 6%, Flamengo e Palmeiras. O América tem 2%.

Para 28% dos atleticanos, o maior rival do seu time é outro clube que não seja esses quatro citados, e 7% não souberam ou não responderam.

Essa rivalidade alvinegra com Flamengo e Palmeiras tem um ponto em comum, que é o fato desses dois clubes terem sido os principais vencedores das grandes competições nas últimas cinco temporadas, num período em que o Atlético tem investido muito e foi inclusive mais vitorioso que a dupla, em 2021, quando conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

No caso do rubro-negro carioca há um outro componente, que é o histórico. Desde o final da década de 1970, os dois clubes alimentam uma grande rivalidade, que teve como marcos a decisão do Brasileirão de 1980 e a partida desempate da fase de grupos da Libertadores de 1981, no Serra Dourada, em Goiânia.

Comparação com o Sul

Com realidades bem parecidas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm cenários distintos quando o assunto é a rivalidade entre os torcedores dos maiores clubes de cada um dos estados.

Isso porque o Internacional aparece como o maior rival para 93% dos gremistas. Já entre os colorados, o Grêmio ocupa essa posição para 83% dos entrevistados.

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais