A maior rivalidade mineira ganha contornos diferentes para cada um dos lados, revela
A pesquisa
A mesma pergunta feita ao atleticano mostra que o Cruzeiro é o maior rival, mas isso para 61% dos alvinegros. Na lista do Galo aparecem na segunda colocação, empatados com 6%, Flamengo e Palmeiras. O América tem 2%.
Para 28% dos atleticanos, o maior rival do seu time é outro clube que não seja esses quatro citados, e 7% não souberam ou não responderam.
Essa rivalidade alvinegra com Flamengo e Palmeiras tem um ponto em comum, que é o fato desses dois clubes terem sido os principais vencedores das grandes competições nas últimas cinco temporadas, num período em que o Atlético tem investido muito e foi inclusive mais vitorioso que a dupla, em 2021, quando conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
No caso do rubro-negro carioca há um outro componente, que é o histórico. Desde o final da década de 1970, os dois clubes alimentam uma grande rivalidade, que teve como marcos a decisão do Brasileirão de 1980 e a partida desempate da fase de grupos da Libertadores de 1981, no Serra Dourada, em Goiânia.
Comparação com o Sul
Com realidades bem parecidas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm cenários distintos quando o assunto é a rivalidade entre os torcedores dos maiores clubes de cada um dos estados.
Isso porque o Internacional aparece como o maior rival para 93% dos gremistas. Já entre os colorados, o Grêmio ocupa essa posição para 83% dos entrevistados.
A pesquisa