As nadadoras italianas Benedetta Pilato e Chiara Tarantino foram suspensas por 90 dias após serem detidas por furto em um aeroporto de Singapura. A decisão foi anunciada pela Federação Italiana de Natação nesta quinta-feira (9).
Benedetta Pilato e Chiara Tarantino foram detidas após furtarem óleos essenciais de uma loja de cosméticos no aeroporto de Singapura no dia 14 de agosto. As nadadoras ficaram retidas no país asiático até o dia 20 de agosto. O retorno à Itália só foi possível após intervenção da embaixada italiana.
Pilato e Tarantino admitiram o crime e cooperaram com as autoridades na investigação do caso. Por conta da colaboração das atletas, o Ministério Público optou pela suspensão de apenas 90 dias.
Com isso, Benedetta Pilato e Chiara Tarantino não poderão participar do Campeonato Europeu de Piscina Curta na Polônia, que será realizado entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Leia na íntegra a nota da Federação italiana de Natação
No âmbito do processo relativo a Benedetta Pilato e Chiara Tarantino, a Federação Italiana de Natação, tendo também recebido autorização do Procurador-Geral do CONI, aceitou as sanções propostas pelo Ministério Público Federal em resposta ao pedido de delação premiada apresentado individualmente pelas partes. Diante dos fatos revelados pela investigação e da atitude cooperativa das atletas, que admitiram suas responsabilidades, o Ministério Público determinou a suspensão das mesmas das atividades sociais e federais por 90 dias, com efeitos a partir de hoje (9).
Quem são Benedetta Pilato e Chiara Tarantino
Benedetta Pilato, de 20 anos, é um dos destaques da natação italiana nos últimos anos. A jovem atleta tem no currículo seis medalhas em Mundiais, sendo três de ouro, e outras três medalhas em campeonatos europeus, sendo dois de ouro.
A atleta teve uma boa performance na na Olimpíada de Paris 2024, quando terminou na 4ª colocação nos 100m peito.
Já Chiara, de 22 anos, não tem conquistas tão expressivas. O desempenho de maior destaque da atleta foi no Campeonato Europeu de 2021, quando terminou com o bronze.