Ouvindo...

Tetracampeão da Fórmula 1, Vettel critica regulamento adotado para temporada 2026

Ex-piloto acredita que categoria avança para direção errada com regulamento para próxima temporada

Tetracampeão da Fórmula 1, Vettel critica regulamento adotado para temporada 2026

Sebastian Vettel, tetracampeão mundial da Fórmula 1, criticou o novo regulamento adotado pela categoria para a temporada 2026.

A partir do próximo ano, os bólidos da F1 passarão por grandes mudanças, dentre elas destaca-se a mudanças nas unidades de potência dos carros. Em 2026, os motores passarão para uma divisão de força 50/50 entre o motor de combustão V6 turbo e a unidade elétrica, chamada MGU-K.

Para Vettel, a implementação de motores híbridos nos carros da categoria, em 2014, não surtiu o efeito esperado. Na sequência, o tetracampeão destacou que a mudança no regulamento visa atrair novos fornecedores de motor para a Fórmula 1.

“Os regulamentos de 2014 eram bons em princípio. A ideia por trás deles estava correta. Mas a implementação não foi correta. Custou muito caro e não trouxe nada para a categoria”, iniciou.

“Soluções inovadoras dos regulamentos anteriores sobre motores estão sendo dispensadas para torná-los mais baratos. Isso visa atrair novos fabricantes. O componente elétrico é geralmente bom e também é necessário na mobilidade. Mas, na estrada, já estamos mais avançados com a mobilidade 100% elétrica, devido à eficiência imbatível”, disse o ex-piloto em entrevista ao Auto Motor und Sport.

O ex-piloto também fez um comparativo com outras categorias e afirmou que o uso de motores totalmente elétricos na F1 pode não ser um futuro viável.

“O automobilismo tem requisitos diferentes. Nas 24 Horas de Le Mans, eles (motores) são completamente diferentes dos da Fórmula 1 ou das categorias de base. De qualquer forma, não funcionará com motores totalmente elétricos”, afirmou.

Por fim, Sebastian reforçou críticas ao novo regulamento da categoria, válido a partir do próximo ano.

Os novos regulamentos ainda não me convencem totalmente. A recuperação de energia é ótima, mas usá-la apenas no eixo traseiro e ignorar o dianteiro não faz sentido para mim”, pontuou.

Apelo pelos motores V10

O ex-piloto também fez um apelo pela utilização de motores V10 na categoria. Sebastian relembrou o icônico som emitido pelos propulsores e disse que os sons eram um “fascínio”.

“Pude experimentar a sensação e o som de um V10. E isso faz parte do espetáculo e da experiência da Fórmula 1. Naquela época, você não ia à pista apenas para ver quem venceria. Você também queria sentir todo o fascínio que a cercava”, iniciou.

“Acredito que há uma geração crescendo para quem o som do V10 não é mais tão importante quanto é para nós, mas que ainda pode se empolgar com ele. A questão é se a fórmula do motor precisa ser relevante para a produção. Acho que não”, concluiu Vettel.

Mudança de regulamento em 2026

A Fórmula 1 terá uma grande mudança no regulamento para 2026. Os novos carros terão peso reduzido em 30kg. Além disso, terão uma redução na distância entre-eixos, que passará dos atuais 3.600 mm para 3.400 mm.

Outra mudança será a diminuição da largura dos bólidos, de 2.000 mm para 1.900 mm. O objetivo das alterações é deixar os carros mais ágeis que os atuais.

As unidades de potência também passarão por mudanças. A Fórmula 1 ruma para uma unidade de potência híbrida, que contará com uma divisão de força 50/50 entre o motor de combustão V6 turbo e a unidade elétrica, chamada MGU-K.

Atualmente, os carros são equipados com motores híbridos (motor a combustão V6 + motor elétrico), cuja unidade de potência elétrica conta com duas unidades elétricas, MGU-H e MGU-K. As duas unidades elétricas são responsáveis por gerar cerca de 120/kWhs, cerca de 160 cavalos.

A partir do próximo ano, o MGU-H deixará de ser utilizado. Sendo assim, os motores híbridos passarão a ser compostos pela unidade a combustão V6 unida a uma unidade elétrica, MGU-K. Esta unidade será responsável por gerar 350kWhs. Informações apontam que a divisão de força entre as unidades será 50/50.

Carreira de Vettel na Fórmula 1

Vettel marcou época na Fórmula 1 no início dos anos 2010. O piloto venceu quatro títulos da categoria de maneira consecutiva, entre os anos 2010 e 2013, pela equipe Red Bull.

O piloto também acumula passagens por BMW Sauber, Toro Rosso, Ferrari e Aston Martin. A última prova disputada pelo piloto foi o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2022.

Números de Vettel na Fórmula 1

  • 299 Grandes Prêmios
  • 53 vitórias
  • 57 pole positions
  • 122 pódios
  • 4 títulos (2010, 2011, 2012 e 2013)

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.