Zak Brown, CEO da McLaren, confirmou a venda de 30% das ações do braço esportivo da montadora para o Mumtalakat, fundo soberano do Bahrein, e para o grupo de investimentos CYVN Holdings.
Com isso, as empresas que já detinham percentual do lado esportivo da empresa, consolidaram 100% da propriedade da montadora. Segundo a Bloomberg, as ações da McLaren Racing atingiram um valor de 4,1 bilhões de dólares (cerca de R$ 22 bilhões).
O acerto da negociação foi confirmado por Zak em entrevista à emissora. Quando questionado sobre o valor de mercado da montadora, Brown confirmou o desfecho das tratativas.
“Já está tudo acertado. O esporte está em alta, você sabe, todas as métricas, a demanda por equipes. Não faz muito tempo que a Liberty (Media) adquiriu o esporte e estabeleceu um limite de custos, o que garantiu a estabilidade financeira de todos e a estabilidade e competitividade na pista”, afirmou o dirigente.
Os 30% adquiridos por Mumtalakat e CYVN pertenciam à MSP Sports Capital e acionista minoritários.
Há espaço para crescimento
Na sequência, Brown afirmou que há espaço para o crescimento dos valores de outras equipes da Fórmula 1. O dirigente destacou o interesse do mercado do automobilismo em expandir o número de provas da categoria como um fator de valorização.
“Acho que nosso esporte em particular tem muito espaço para crescer. Temos 24 corridas, temos demanda para provavelmente 30 GPs, portanto a demanda é grande. Nosso carro tem as melhores marcas do mundo, Mastercard, Google, etc. A concorrência é incrível. No ano passado, quatro equipes venceram, sete pilotos diferentes venceram várias corridas”, destacou.
"É a primeira vez que vejo isso em meus 30 anos acompanhando o esporte, então a competição na pista é ótima. O drama fora da pista, capturado pela Netflix, é fantástico. A demanda por GPs nunca foi tão forte, então acho que o esporte, em muitos aspectos, está apenas começando”, concluiu Zak Brown.
Funcionários da McLaren celebram resultado da equipe na fábrica da escuderia
McLaren na Fórmula 1
A McLaren é uma das principais equipes da
Ao todo, a McLaren disputou, até o momento, 987 Grandes Prêmios - com 201 vitórias, 173 pole positions e 551 pódios.