Fórmula 1: Bortoleto tem problemas em primeiro dia de testes em 2026

Atividade foi marcada por ausência de uma das equipes e dificuldades de Bortoleto

Gabriel Bortoleto, da Audi, durante entrevista nesta segunda-feira (26)

A Fórmula 1 começou, nesta segunda-feira (26), as atividades da temporada 2026. Em Barcelona, as equipes realizaram o primeiro dia do chamado “Shakedown”. Foi a primeira oportunidade para as equipes testarem os carros com o novo regulamento.

A atividade foi fechada para a imprensa. McLaren, Ferrari e Aston Martin não participaram das atividades, mas há previsão para os carros serem testados ainda nessa semana. A ausência em Barcelona será a Williams. Por problemas no desenvolvimento do carro, a equipe britânica não participará dos testes em Barcelona.

O primeiro teste, sem a presença da imprensa e transmissão, está previsto para ser realizado até a sexta-feira (30). As equipes podem realizar até três sessões ao longo dos dias.

De acordo com o site da Fórmula 1, nove pilotos acumularam voltas ao longo da atividade. Gabriel Bortoleto (Audi), Liam Lawson (Racing Bulls), Valterri Bottas e Sergio Perez (Cadillac), Kimi Antonelli e George Russell (Mercedes), Franco Colapinto (Alpine), Isack Hadjar (RBR) e Esteban Ocon (Haas). Segundo a Sky Sports, Hadjar foi o mais rápido entre os que foram à pista.

Leia também

Bortoleto com problemas

Bortoleto sofreu com problemas técnicos. Não houve, de maneira oficial, especificação do problema. O brasileiro, no entanto, se demonstrou tranquilo com a situação.

“É um teste inicial – tudo pode acontecer, e esperamos encontrar problemas aqui e ali no carro. Encontramos alguns problemas que, infelizmente, nos tiraram da corrida pela manhã, então não pilotei muito hoje. Mas era esperado, esse tipo de coisa – estamos descobrindo tudo agora para, com sorte, não encontrarmos os mesmos problemas no próximo teste ou na primeira corrida do ano”, disse ao site oficial da categoria.

“No geral, eu diria que, quando estávamos com um desempenho positivo, foi bom ter uma noção do novo carro, dos novos regulamentos, da unidade de potência e de tudo mais. Espero que no próximo dia em que eu estiver pilotando, consiga dar mais algumas voltas”, completou.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...