Ouvindo...

Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1: saiba tudo sobre a etapa

Veja todos os detalhes da terceira etapa da temporada

Começa nesta quinta-feira (3) o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, a terceira etapa da categoria na temporada 2025.

A prova será realizada no Circuito Internacional de Suzuka, que recebe a Fórmula 1 desde 1987. O circuito tem 5,8 quilômetros de extensão e 18 curvas. A corrida terá 53 voltas de duração.

Em 2024, Max Verstappen, da Red Bull, dominou o GP ao marcar a pole position e vencer a etapa.

Mudanças na Red Bull

Após início ruim de Liam Lawson à frente da Red Bull, a escuderia austríaca decidiu fazer uma troca na dupla de pilotos. Com isso, a equipe promoveu Yuki Tsunoda, então na Racing Bulls, e enviou Lawson de volta à “segunda equipe” da Red Bull.

Coincidentemente, o japonês Tsunoda irá estrear pela escuderia “em casa”.

Além da mudança de pilotos, a Red Bull terá nova pintura e novos macacões para o GP do Japão. As alterações fazem parte de uma homenagem para a Honda, fornecedora de motores da equipe. A ação faz referência aos 60 anos da primeira vitória da fabricante japonesa na Fórmula 1.

Haas de pintura nova

A Haas também promoveu mudanças no layout de seus carros para a etapa. Os bólidos do time estadunidense manterão as cores branca, vermelha e preta, mas contará com detalhes em rosa. A inspiração são as sakuras, flores de cerejeira que são traços característicos da cultura japonesa.

Ferrari mira melhorias

Depois de uma dupla desclassificação na corrida principal do GP da China, a Ferrari busca a recuperação no GP do Japão. Com apenas 17 pontos somados, a escuderia tem o pior início de temporada desde 2009, quando passadas duas etapas ainda não havia somado nenhum ponto.

Segundo o jornal italiano Gazzeta dello Sport, a equipe deve promover algumas atualizações no desenho da asa traseira e da suspensão. O objetivo é melhorar a aerodinâmica e a estabilidade do SF25, modelo da Ferrari para a temporada.

Troca de pilotos na Alpine

A Alpine promoveu uma troca pontual de pilotos para a realização do treino livre 1 da etapa. O australiano Jack Doohan cederá o assento para o japonês Ryo Hirakawa. A mudança visa cumprir uma determinação do regulamento da categoria, que prevê que cada piloto deve ceder o carro para um novato em dois treinos livres durante o ano.

O campeonato

Em busca de seu primeiro título, Lando Norris, da McLaren, lidera o Mundial de Pilotos com 44 pontos. Max Verstappen, da Red Bull, ocupa a segunda colocação com 36, e George Russell, da Mercedes, fecha o top 3 com 35.

Já no Mundial de Construtores, a McLaren lidera a tabela com 78 pontos. A equipe inglesa é seguida pela Mercedes, que ocupa a segunda colocação com 57, e da Red Bull, que soma 36 pontos.

Programação

Quinta-feira, 3 de abril

  • Treino livre 1: 23h30

Sexta-feira, 4 de abril

  • Treino livre 2: 3h
  • Treino livre 3: 23h30

Sábado, 5 de abril

  • Classificação: 3h

Domingo, 6 de abril

  • Corrida: 2h

Horário de Brasília

Onde assistir

  • TV aberta: Band (corrida e classificação)
  • TV por assinatura: BandSports (Treinos livres e classificação)
  • Streaming: F1 TV (Treinos livres, classificação e corrida)
Leia também

Jornalista em formação pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Leia mais