A Alpine anunciou, nessa terça-feira (1º), a troca de Jack Doohan por Ryo Hirakawa para a realização do treino livre 1 do Grande Prêmio do Japão de
A mudança faz parte dá sequência ao cumprimento do regulamento da categoria para 2025. Cada piloto deve ceder o carro para pilotos novatos em dois treinos livres na temporada. Com isso, a escuderia francesa cumpre duas de quatro cessões obrigatórias. A estreia de Jack Doohan na equipe, durante o GP da Austrália, conta como primeira cessão.
Vale destacar que é considerado novato quem disputou, no máximo, dois Grandes Prêmios na carreira.
Quem é Ryo Hirakawa?
Ryo Hirakawa é um piloto japonês de 31 anos campeão do Campeonato Mundial de Endurance, pela Toyota, em 2022. Antes de chegar à Alpine como piloto reserva e de testes, o japonês era piloto reserva da McLaren na Fórmula 1. Ele chegou a disputar o treino livre 1 no GP de Abu Dhabi, em 2024.
Nos carros de endurance, Hirakawa se sagrou vencedor das 24 Horas de Le Mans, corrida prestigiada no mundo do automobilismo.
O sentimento de guiar pela Alpine
Hirakawa irá estrear pela Alpine em sua terra natal. O piloto revelou o sentimento por guiar “em casa” e destacou que a oportunidade é “a realização de um sonho”.
“Estou muito animado, mal posso esperar para pilotar o A525 no TL1 neste fim de semana”, disse o piloto.
“Estou olhando para trás, há 18 anos, para 2007, a primeira vez que fui assistir ao GP do Japão, era uma pista diferente, Fuji, mas era a F1 no Japão. Desde então, comecei minha carreira de piloto e agora pilotar durante o fim de semana será a realização de um sonho, mal posso esperar”, concluiu o piloto em comunicado oficial da Alpine.
Programação do GP do Japão
Quinta-feira, 3 de abril
- Treino livre 1: 23h30
Sexta-feira, 4 de abril
- Treino livre 2: 3h
- Treino livre 3: 23h30
Sábado, 5 de abril
- Classificação: 3h
Domingo, 6 de abril
- Corrida: 2h
Horário de Brasília