A Red Bull Racing (RBR) confirmou os recentes rumores e ‘promoveu’ o japonês Yuki Tsunoda. Agora, o piloto correrá pela RBR ao lado de Max Verstappen, ao passo que Liam Lawson, que ocupava o assento na equipe principal, será demovido para a Racing Bulls.
A confirmação veio nesta quinta-feira (27). A estreia de Tsunoda na equipe principal será ‘em casa’, no GP do Japão. A corrida está marcada para o dia 6 de abril.
“Nós chegamos para essa temporada com duas ambições: reter o título de pilotos e reconquistar o título de construtores. A decisão é puramente uma decisão esportiva”, disse Christian Horner, chefe da equipe RBR.
A troca ocorre depois de um péssimo início do piloto neozelandês. Lawson não conseguiu passar do Q1 em nenhuma das duas etapas do Mundial disputada até aqui e também não pontuou durante as corridas.
Horner acredita que a nova configuração vai beneficiar ambos os pilotos. Tsunoda, mais experiente, vai ajudar a desenvolver o carro da RBR, enquanto Lawson seguirá se desenvolvendo como piloto na Racing Bulls.
“Reconhecemos que existe muito a ser feito com o RB21 e a experiência de Yuki será benéfica”, disse. “Temos o dever de cuidar e desenvolver Liam e pensamos que faz sentido agir rápido para que ele tenha experiência e siga com a carreira na F1”, completou.
Lawson e Tsunoda
Lawson, de 23 anos, faz a primeira temporada como piloto principal da Fórmula 1. Entre 2023 e 2024, o piloto correu por 11 oportunidades na Racing Bulls como substituto.
Tsunoda, de 24 anos, soma 92 participações em corridas na categoria. O japonês, produto do programa de jovens pilotos da marca austríaca, é titular da Racing Bulls desde 2021.