Ouvindo...

F1: chefe da RBR reage a possível troca de pilotos antes de corrida no Japão

Christian Horner comentou situação envolvendo Liam Lawson e Yuki Tsonoda

Liam Lawson, um dos novatos da temporada na Fórmula 1, não começou bem o ano de 2025. O neozelandês não conseguiu passar do Q1 em nenhuma das duas etapas do Mundial disputada até aqui e também não pontuou. Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, disse estar atento ao rendimento do piloto, mas esfriou especulações de uma possível troca.

Após Lawson ficar em 13º lugar na corrida da China, nesse domingo (23), alguns veículos europeus trataram como provável uma troca de pilotos. Lawson seria ‘rebaixado’ para a Racing Bulls, equipe satélite, enquanto o japonês Yuki Tsonoda seria promovido ao time principal.

“Sempre haverá especulações no paddock. Mas acabamos de terminar a corrida aqui; vamos pegar as informações e dar uma boa olhada nelas. Não há nada específico que tenha sido definido, no momento, tudo é puramente especulativo. Liam ainda tem potencial. Só não estamos percebendo isso no momento”, disse o executivo em entrevista após a corrida na China.

“Liam teve um par de corridas difíceis, foi um fim de semana duro. Optamos por tirá-lo do grid para fazer uma mudança na configuração e, assim, conseguimos obter 56 voltas com dados razoáveis. Obviamente, levaremos isso em consideração, daremos uma boa olhada e, como grupo, faremos o possível para apoiá-lo”, completou.

Leia também

Lawson, de 23 anos, faz a primeira temporada como piloto principal da Fórmula 1. Entre 2023 e 2024, o piloto correu por 11 oportunidades na Racing Bulls como substituto.

Tsunoda, de 24 anos, soma 92 participações em corridas na categoria. O japonês, produto do programa de jovens pilotos da marca austríaca, é titular da Racing Bulls desde 2021.

Prazo para decisão?

A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP do Japão no dia 6 de abril. Até lá é esperado que a Red Bull Racing defina o futuro dos jovens pilotos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais