O piloto australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, após largar na pole position, com uma dobradinha em que superou seu companheiro de equipe Lando Norris, que ficou em segundo lugar na competição.
O britânico George Russell, da Mercedes, terminou em terceiro lugar e o campeão mundial, Max Verstappen, alcançou a quarta posição após uma emocionante ultrapassagem sobre o monegasco Charles Leclerc.
O outro piloto da Ferrari, o britânico Lewis Hamilton, foi sexto em seu primeiro GP pela ‘Scuderia’.
“Foi um fim de semana incrível, o carro teve um desempenho muito bom”, comemorou o vencedor no final da corrida diante das arquibancadas lotadas de torcedores.
“Oscar pilotou bem, ele mereceu a vitória”, disse Norris, que venceu no fim de semana passado na Austrália no primeiro Grande Prêmio da temporada. “Estou feliz com este segundo lugar, são bons pontos para mim e excelentes pontos para a equipe com uma dobradinha”.
Não era o dia de Verstappen, que apesar do quarto lugar não chegou a se envolver na luta pelo pódio.
‘Mad Max’, que reclamou durante todo o fim de semana da falta de ritmo do seu carro da Red Bull durante grande parte do fim de semana, pareceu recuperar velocidade na segunda metade da corrida, o que lhe permitiu tomar o quarto lugar de Leclerc.
O francês Esteban Ocon terminou em 7º e somou seus primeiros pontos no campeonato pela Haas, para a qual se transferiu no início da temporada.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a prova em 17º.
O piloto espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, abandonou a corrida logo na quinta volta após enfrentar um problema de superaquecimento no sistema de freios.
Trio desclassificado
Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine, foram desclassificados após o fim do Grande Prêmio da China, neste domingo (23). O trio foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que identificou que os carros de Leclerc e Gasly estavam abaixo do peso mínimo exigido.
Já Hamilton, por sua vez, foi punido por um motivo diferente: a prancha do carro do piloto (uma placa de madeira na parte de baixo dos carros) estava com espessura menor que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento. Vale lembrar que ele e Leclerc já haviam sido desclassificados, pelo mesmo motivo, no GP dos Estados Unidos, em 2023.
Veja a classificação após as decisões
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (RBR)
- Esteban Ocon (Haas)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Alexander Albon (Williams)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Williams)
- Isack Hadjar (RB)
- Liam Lawson (RBR)
- Jack Doohan (Alpine)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Nico Hulkenberg (Sauber)
- Yuki Tsunoda (RB)
Quem abandonou o GP da China?
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes): problema nos freios na 5ª volta
Veja aqui a classificação do campeonato de pilotos e também de construtores