Em busca de uma corrida de recuperação após largar em 19º no grid do GP da China, Gabriel Bortoleto viu seus planos naufragarem logo na primeira volta, quando brigava por posição com Oliver Bearman, da Haas, e rodou, o que o obrigou a ir para os boxes trocar os pneus e, consequentemente, o fez cair para última posição.
“Tentei passar o Bearman e ele fez jogo duro, normal. Fui para o lado sujo da pista ao tentar ultrapassagem, tive de frear e rodei. Luta de primeira volta. Infelizmente, foi um erro”, afirmou o brasileiro à Band.
“Depois da primeira volta, foi tudo sobre recuperação e obter o máximo de informações possíveis a respeito do carro”, foi além.
Apesar do início desanimador no circuito de Xangai, o piloto brasileiro conseguiu completar sua primeira corrida na Fórmula 1, já que havia abandonado na Austrália, e cruzou a linha em 17º, à frente do companheiro de Sauber, o experiente Nico Hülkenberg,
“Embora a posição não fosse favorável, foi bom poder continuar e terminar minha primeira corrida. Aproveitei como uma chance de aprender mais sobre o gerenciamento de pneus e poder observar como está o nosso ritmo em comparação com os outros”, comentou Bortoleto.
Apesar do fim de semana pouco produtivo para a Sauber, Gabriel Bortoleto acredita em melhores resultados no decorrer da temporada e já mira a próxima etapa, o GP do Japão, revelando um estímulo extra para correr no circuito de Suzuka.
“Definitivamente não foi a corrida ideal, obviamente queria que este fim de semana fosse mais positivo”, lamentou. “Seguimos em frente e voltamos para a fábrica para analisar o aprendizado nessas duas corridas e nos preparar para Suzuka. Estou realmente ansioso para correr lá, porque (é uma pista em que) pratiquei muito no simulador e que agora poderei pilotar de verdade.”
Pilotos desclassificados
Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine, foram desclassificados após o fim do Grande Prêmio da China, neste domingo (23). O trio foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que identificou que os carros de Leclerc e Gasly estavam abaixo do peso mínimo exigido.
Já Hamilton, por sua vez, foi punido por um motivo diferente: a prancha do carro do piloto (uma placa de madeira na parte de baixo dos carros) estava com espessura menor que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento. Vale lembrar que ele e Leclerc já haviam sido desclassificados, pelo mesmo motivo, no GP dos Estados Unidos, em 2023.
Veja a classificação após as decisões
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (RBR)
- Esteban Ocon (Haas)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Alexander Albon (Williams)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Williams)
- Isack Hadjar (RB)
- Liam Lawson (RBR)
- Jack Doohan (Alpine)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Nico Hulkenberg (Sauber)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Não completou a prova: Fernando Alonso (Aston Martin).
- Desclassificados: Charles Leclerc (Ferrari), Lewis Hamilton (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine).
*COM AGÊNCIAS