Ouvindo...

F1: Norris supera Piastri e vence GP da Hungria; Bortoleto conquista melhor posição da carreira

Piloto brasileiro terminou a corrida em 6º lugar e pontuou pela segunda vez consecutiva

Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber

Gabriel Bortoleto chegou na 6ª posição no GP da Hungria, neste domingo (3), no circuito de Hungaroring, nas cercanias de Budapeste, e teve seu melhor desempenho após 14 provas na principal categoria do automobilismo. Com o resultado, o piloto da Sauber somou mais 8 pontos no Mundial e chegou a 14. De quebra, o brasileiro foi eleito o melhor piloto da corrida.

O pole position Charles Leclerc bem que tentou atrapalhar a festa da McLaren, mas Oscar Piastri e Lando Norris mais uma vez chegaram às voltas finais duelando pelo primeiro lugar. O britânico conseguiu segurar o líder do Mundial e alcançou sua nona vitória na Fórmula 1. Norris também reduziu para nove pontos a vantagem do companheiro no Mundial de Pilotos (284 a 275). George Russell, da Mercedes, completou o pódio.

Em uma pista estreita, que possibilita raras ultrapassagens, a largada foi emocionante. Pole position, Charles Leclerc estava atento e se manteve à frente das McLarens, que têm se mostrado mais rápidas na temporada. Piastri se segurou no segundo posto, mas Lando Norris perdeu posições para George Russell e Fernando Alonso - conseguiu recuperar um posto ao superar o espanhol no quarto giro.

Após largar em sétimo lugar, seu melhor grid neste temporada de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto ganhou a posição de Lance Stroll e pulou para sexto. O tetracampeão Max Verstappen, oitavo no grid, perdeu um posto no início, mas ultrapassou Lawson e Stroll e passou a pressionar o brasileiro pelo sexto posto. No fundo do grid, Lewis Hamilton perdeu duas posições e caiu para 14º.

Depois de 16 voltas, Leclerc conseguiu abrir uma confortável vantagem de 3s1 em relação a Piastri. Apenas 0s8 atrás, Norris pressionava Russell na briga pelo terceiro posto. Cercado por campeões mundiais, ainda em sexto, Bortoleto vinha 2s4 atrás de Alonso e 1s9 à frente de Verstappen.

Os pilotos que ocupavam o top 10 iniciaram as trocas de pneus a partir da 18ª das 70 voltas da prova. Sem fazer seu pit stop, Norris assumiu a liderança, seguido por Leclerc, Piastri, Alonso, Russell e Bortoleto, cuja estratégia de uma parada o fazia perder rendimento e se afastar dos carros à sua frente a cada volta. Também com pneus desgastados, sem pit stop, Alonso não conseguiu segurar Russell e perdeu o quarto posto na 26ª volta.

Em disputa na zona intermediária, entre donos de 11 títulos mundiais, Verstappen empurrou a Ferrari de Hamilton para fora da pista e assumiu o 11º lugar. Na frente, Piastri se aproximava de Leclerc, 1s6 atrás, e o piloto da Ferrari discutia com seu engenheiro, insatisfeito com a estratégia de uma parada. Norris parou no 32º giro e voltou em quarto, entre Russell e Alonso, deixando a ponta para Leclerc. Bortoleto segurava o sexto entre os carros da Aston Martin de Alonso (7s7) e Stroll (3s9).

Os pilotos que apostaram em um pit stop foram para os boxes a partir da 40ª volta. Piastri aproveitou a parada de Leclerc para assumir a liderança da prova, Alonso retornou em sexto, atrás de Verstappen, e Bortoleto voltou em oitavo, à frente de Stroll, seu principal concorrente, mas assumiu o sétimo posto com a troca de pneus de Hamilton. Na volta 45, Piastri liderava seguido por Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Alonso e Bortoleto.

Piastri foi para os boxes e Norris retomou a liderança a 23 voltas do fim. O líder do Mundial retornou em terceiro, mas quatro voltas depois ultrapassou Leclerc - restringindo a briga pela vitória novamente entre os carros da McLaren. O piloto da Ferrari não escondeu a frustração no rádio “por não ter sido ouvido pela equipe”. A 18 voltas da bandeirada, Bortoleto se aproximava de Alonso na disputa pelo quinto lugar.

A disputa pelo pódio voltou a se intensificar nas voltas finais da corrida. Piastri tentava se aproximar de Norris, a 2s6 de distância, enquanto Russell atacava Leclerc pelo terceiro lugar - o piloto da Mercedes mergulhou e tomou o terceiro lugar do monegasco a oito voltas do fim. Em sexto, Bortoleto tinha 2s1 de vantagem sobre Stroll e vinha 4s7 atrás de Alonso.

A cinco voltas do fim, Piastri passou a atacar Norris na briga pela vitória. Na última volta, o australiano chegou a mergulhar para ultrapassar o companheiro de equipe, mas travou a roda e precisou se contentar com o segundo posto. Com ótimo desempenho e estratégia certeira da Sauber, Gabriel Bortoleto manteve o sexto posto até o fim.

Após três semanas de pausa, a Fórmula 1 retorna no GP da Holanda, a 15ª etapa da temporada, entre 29 a 31 de agosto. A corrida, no domingo (31), tem largada prevista para as 10h (horário de Brasília).

Confira o resultado do GP da Hungria de Fórmula 1

1º - Lando Norris (ING/McLaren), em 1h35min21s231
2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 0s698
3º - George Russell (ING/Mercedes), a 21s916
4º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 42s560
5º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 59s040
6º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1min06s169
7º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min08s174
8º - Liam Lawson (NZL/RB), a 1min09s451
9º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1min12s645
10º - Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 1 volta
11º - Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
12º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 1 volta
13º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta
14º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1 volta
15º - Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
16º - Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta
17º - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta
18º - Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
19º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
20º - Oliver Bearman (ING/Haas) - não completou a corrida

Leia também

Portal de esportes da Itatiaia