Começa nesta sexta-feira (26) o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, a 14ª etapa da categoria em 2024.
A corrida será disputada no perigoso e tradicional circuito de Spa-Francorchamps, presente no calendário da categoria desde 1950. A pista tem 7 quilômetros de extensão e 19 curvas. Nele serão disputadas 44 voltas. Vale ressaltar que este circuito é o mais longo do calendário da Fórmula 1.
Conhecido pela desafiadora e temida curva “Eau Rouge”, o autódromo desafia os pilotos com suas grandes retas e curvas de alta velocidade.
Em 2023, Charles Leclerc, da Ferrari, cravou a pole position, e Max Verstappen, da Red Bull, conquistou a vitória.
Temporada movimentada
Após um início de temporada arrasador de Max Verstappen, com quatro vitórias nas cinco primeiras corridas, a Fórmula 1 vive um momento de equilíbrio e disputa acirrada pelas vitórias.
Os últimos seis Grandes Prêmios contaram com cinco ganhadores diferentes. Em Mônaco, Charles Leclerc saiu com a vitória em casa. Posteriormente, Verstappen venceu as provas do Canadá e da Espanha. Em seguida, George Russell, da Mercedes, faturou o GP da Áustria. O GP da Inglaterra ficou com Lewis Hamilton, também da Mercedes, em corrida épica para o heptacampeão. Por fim, Oscar Piastri ganhou o GP da Hungria.
Apesar do rendimento abaixo nas últimas etapas, Verstappen segue na liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, com 265 pontos. O holandês é seguido por Lando Norris, da McLaren, com 189 pontos somados. Leclerc fecha o “top 3” com 162 pontos.
No Mundial de Construtores, a liderança é da Red Bull, com 389 pontos conquistados. A nova vice-líder do campeonato é a McLaren, que somou 43 pontos na última etapa e agora tem 338 pontos. A Ferrari ocupa a terceira colocação com 322 pontos.
Verstappen punido
De acordo com o portal Racing News 365, a equipe Red Bull optou por trocar o motor do carro de Max Verstappen antes do GP da Bélgica.
Com isso, o holandês sofrerá uma punição de 10 posições no grid de largada, como prevê o regulamento da categoria.
Programação e onde assistir
- Sexta-feira: treino livre 1: 8h30; treino livre 2: 12h;
- Sábado: treino livre 3: 7h30; Classificação: 11h;
- Domingo: Corrida: 10h
*Horário de Brasília
Os treinos livres terão transmissão do canal de TV fechada, BandSports. A classificação terá transmissão do canal de TV fechada, BandSports, e do canal de TV aberta, Band. Já a corrida será transmitida pelo canal de TV aberta, Band.