Max Verstappen, da Red Bull, tinha um “truque de bastidores” para incomodar Lewis Hamilton, à época na Mercedes, durante a luta pelo título da
Em entrevista ao podcast High Performance, Bradley Scanes, ex-engenheiro de desempenho de Verstappen revelou que o holandês criou uma atitude pós-corridas com o intuito de irritar Hamilton.
“Quando comecei a trabalhar com Max, os três primeiros colocados iam para a ‘sala de resfriamento’ depois da corrida ou após a classificação. Havia uma área reservada para isso”, iniciou.
“Lewis sempre demorava para se aprontar. Ele queria tirar todo o macacão, arrumar o cabelo, vestir a própria roupa, enquanto o Max somente trocava o macacão ou ia como estava para a coletiva de imprensa”, concluiu Scanes.
Hamilton mostra frustração e manda recado à Ferrari: ‘Sou absolutamente inútil’ Ex-chefão da Fórmula 1 sugere aposentadoria de Hamilton e aponta Bortoleto como substituto
Na sequência, Bradley afirmou que Max, irritado com a demora de Hamilton para as entrevistas pós-corridas, decidiu “virar o jogo”. Segundo o profissional, era um meio de mostrar que Lewis não era mais o “dono da categoria”.
“Com o tempo, nós começamos a trocar cada parte do kit e dava para ver o Max levando cada vez mais tempo. Passamos a trocar o uniforme completo e a virada foi que Max começou realmente a demorar, e Lewis é que passou a ter que esperar por ele”, disse.
“Era uma forma de dizer, numa espécie de jogo de poder: ‘Não vamos mais esperar por você. O bastão foi passado, agora é a nossa vez”, destacou Bradley.
Max Verstappen anuncia permanência na Red Bull para temporada 2026 da Fórmula 1 Barrichello avalia temporada de Bortoleto e projeta Rafa Câmara na Fórmula 1
Título da Fórmula 1 em 2021
Quer seja por coincidência ou por efeito do “truque” de Verstappen, Hamilton deixou de ser hegemônico na Fórmula 1 na temporada 2021.
À época tetracampeão consecutivo da categoria, o inglês viu Verstappen faturar o primeiro título da categoria naquele campeonato. Desde então, Hamilton não voltou a lutar efetivamente pelo Mundial de Pilotos. Já Max faturou outros três troféus.
Ao lado de Alain Prost e Sebastian Vettel, Verstappen integra o hall dos tetracampeões da categoria. Hamilton, por sua vez, é, ao lado de Michael Schumacher, o maior campeão da Fórmula 1, com sete títulos.
O campeonato de 2021 foi decidido na última volta da última corrida de maneira polêmica.
Na ocasião, Verstappen aproveitou a entrada do safety car na pista após batida de Nicolas Latifi, à época na Williams, e trocou o composto de pneus por um mais novo e mais aderente. Já Lewis, que liderava a prova, não foi para os boxes e se manteve na pista com pneus mais velhos e desgastados.
A decisão da direção de prova de liberar apenas os carros entre os dois pilotos para ultrapassar o safety car e retornar ao fundo do pelotão não respeitou o que apontava o regulamento da categoria. O regimento apontava que todos os bólidos com voltas a menos deveriam ultrapassar o carro de segurança e retomar suas devidas posições em pista.
No entanto, com a liberação de somente alguns carros, Verstappen teve caminho livre para atacar a liderança de Lewis e conquistar a vitória no GP de Abu Dhabi.