Kalle Rovanperä, bicampeão mundial de rali, anunciou nesta quinta-feira (9) a saída da categoria ao fim da temporada 2025 para mudar os rumos da carreira.
No próximo ano, o piloto de 25 anos competirá na Super Fórmula Japonesa com o apoio da Toyota Gazoo Racing, equipe do finlandês no World Rally Championship (WRC).
Campeão mundial de rali pela primeira vez aos 20 anos e bicampeão aos 22, Rovanperä é comparado ao tetracampeão mundial de
Fórmula 1 na mira
A ideia do finlandês ao deixar o WRC e migrar para a Super Fórmula Japonesa em 2026 é competir “no maior nível” do automobilismo. A ida para a categoria de monospostos (carros de um assento) asiática visa a preparação de Kalle para a estreia na Fórmula 2, possivelmente em 2027.
Em entrevista ao site Dirt Fish, o piloto abriu o jogo sobre os próximos passos da carreira. Questionado sobre ida à
“Bem, obviamente, neste momento, eu já sei meus planos para os próximos anos. Sei que iremos para a Super Fórmula e, depois disso, trabalharemos para o próximo nível da categoria, que seria a Fórmula 2, e veremos como tudo vai”, iniciou.
“Não posso dizer agora qual será meu objetivo final. Já disse que é o nível mais alto. A Fórmula 1 é o nível mais alto, mas obviamente existem muitas séries e eventos incríveis em circuitos. Se você me perguntar se eu quero correr Le Mans um dia? Com certeza. Se eu tiver a chance, quero correr Le Mans e quero participar de todas essas grandes corridas. Então, sim, há tantas possibilidades”, finalizou Kalle.
Leia carta de Kalle Rovenperä
Leia abaixo a carta de Kalle Rovanperä com o anúncio de aposentadoria do WRC.
“Querida comunidade do rali,
Escrevo para informar que decidi me aposentar do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Essa decisão não foi fácil, mas sei que é a escolha certa para que eu possa perseguir outros sonhos no automobilismo.
Me apaixonei pelo rali quando criança e tive a sorte de crescer cercado por lendas e ídolos, com a chance de começar a dirigir desde muito jovem. Meu sonho naquela época era me tornar piloto do WRC, vencer um rali e, um dia, ser Campeão Mundial. Tenho muito orgulho de ter alcançado esses objetivos.
Esse esporte me moldou e aprimorou minhas habilidades de inúmeras maneiras, e me despeço dele com profunda gratidão.
Quero agradecer especialmente ao meu copiloto de confiança, Jonne, cujo trabalho incansável e amizade foram parte vital do nosso sucesso.
À minha família, à minha equipe pessoal e aos meus parceiros, obrigado por estarem ao meu lado. Ao longo da última década, trabalhamos duro juntos para chegar ao topo; nada disso teria sido possível sem o comprometimento e o apoio de vocês.
E ao meu primeiro copiloto, Risto, que me guiou e ensinou quando eu ainda era apenas uma criança, confiando em mim para dirigir no limite pelas florestas — serei eternamente grato!
Quero agradecer a todas as equipes que nos deram oportunidades e a todos que trabalharam conosco ao longo do caminho.
Especialmente a todos da TGR-WRT, pelo trabalho incansável, por acreditarem mesmo quando as coisas não saíam como planejado, e por compartilharem a alegria quando tudo dava certo.
Conquistamos grandes feitos juntos, e ainda há muito pelo que lutar em 2025.
Darei meu máximo pelo restante desta temporada para ajudar a garantir o título de construtores e lutar pelo título dos pilotos.
E, mais importante, a vocês, meus fãs — obrigado pelo apoio constante e pelas enormes demonstrações de emoção. Ver e sentir a paixão e o carinho de vocês tem sido simplesmente inesquecível.
Espero ver muitos de vocês nos últimos ralis e contar com o apoio até o fim.
Mais novidades em breve!
Kalle Rovanperä”